quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Um sonho bem mais palpável...


Parece um sonho... foi adicionada a minha história de infertilidade capítulos bem mais animadores. O simples fato de poder está fazendo um novo tratamento já me trás um novo fôlego de esperança... sinto que minha vitória sobre a infertilidade que me assola está bem logo ali adiante... quase consigo tocá-la com as minhas mãos!

Louvo ao Senhor por tudo o que ele tem feito por mim ao longo desses quase cinco anos de espera por um filho! Ele esteve comigo em  todos os momentos de tristeza, dor e aflição, consolou o meu coração e jamais permitiu que eu perdesse a fé  e a esperança de um dia vê o meu sonho de maternidade se materializar bem dentro de mim!

Hoje pela manhã recebi uma notícia muito boa. Oficialmente ainda sou mãe de 10 projetos de gente (7 em desenvolvimento excelente e 3 em desenvolvimento um pouco mais lento). Há um grande probabilidade que no sábado eu tenha pelo menos 7 blastocistos para congelar. Mas, ainda não foi descartada a possibilidade de ter um número maior. Talvez algum dos três, ou até mesmo os três, que estão se desenvolvendo de forma mais lenta consigam sobreviver até o quinto dia e se isso acontecer eles serão congelados também.

Para mim, isso já uma grande vitória tendo em vista que no meu primeiro ciclo de fertilização nesse mesmo período eu tinha apenas 5 embriões (4 excelentes e 1 não tão bom). No final ainda foram congelados quatro blastocistos que me renderam a grata satisfação de me sentir mãe por 12 e 13 dias respectivamente depois de duas TEC (transferência de embriões congelados).

Sei que tenho ainda um longo caminho a percorrer até concretizar o meu sonho de maternidade, mas não tenho como negar que ele parece muito mais palpável do que antes... 

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Minha punção folicular do 2º ciclo de FIV...


Como mencionei na publicação anterior, fiz ontem a punção dos óvulos. Diferentemente da punção do meu primeiro ciclo de Fertilização in vitro (FIV) na recepção do hospital, onde realizei minha internação, não vi nenhum rosto conhecido, embora soubesse que juntamente comigo subiriam quatro outras mulheres para fazerem o mesmo procedimento com a mesma médica que eu.

Alguns minutos depois o anestesista, assim que chegou ao hospital, se aproximou de mim para fazer algumas perguntas. Foi o primeiro rosto familiar que vi e fiquei bem menos apreensiva do que estava porque ele é um senhor muito tranquilo e passa muita confiança. Sabia que estaria mais uma vez em excelentes mãos.

Instantes depois, a enfermeira lá da clínica também chegou e já subiu para o bloco cirúrgico acompanhada pelas duas primeiras mulheres que fariam a punção folicular naquela manhã. Foi um alívio vê-la chegar, pois sabia que logo mais seria a minha vez de subi também e em breve encerraria a primeira fase desse meu novo ciclo de FIV.

Logo em seguida fui chamada por uma das recepcionistas para assinar alguns papéis da internação. Meu coração acelerou um pouquinho nesse instante, mesmo sabendo o quanto é tranquilo esse procedimento não consegui evitar o friozinho na barriga por saber que em poucos minutos eu estaria sendo anestesiada. 

Não demorou muito e o embriologista me procurou na recepção do hospital para me conduzir juntamente com a outra mulher que faria o mesmo procedimento para a sala de espera do bloco cirúrgico. Nesse instante fui tomada por uma paz muito grande, senti a presença do Senhor ao meu lado e fiquei convicta de que tudo daria certo. 

Na sala de espera minha médica veio ao meu encontro e trocamos algumas palavras antes de trocar a minha roupa por aquela batinha básica de hospital com direito a touquinha e tudo mais... minutos depois a própria médica me conduziu a bloco cirúrgico. Mas, as enfermeiras já estavam preparando a outra paciente que subiu comigo para realizar o procedimento. Então fui orientada pela médica a ficar na sala de recuperação. Lá encontrei as duas primeiras mulheres que realizaram o mesmo procedimento já se recuperando. Uma delas estava totalmente acordada e em poucos minutos recebeu alta. A outra demorou um pouco mais a acordar, mas assim que acordou trocamos algumas figurinhas sobre o processo de FIV. Nossos casos eram bem parecidos, mas aquele estava sendo o seu primeiro ciclo de FIV e ela estava muito receosa que não desse certo. 

Alguns minutos depois eu fui conduzida ao bloco cirúrgico, dessa vez por uma das enfermeiras lá do hospital. Toda a equipe lá da clínica já me aguardavam no local prontos para iniciar o procedimento. O anestesista tratou de me apresentar a toda equipe (embora todos já me conhecessem) ele brincou dizendo que já eu era veterana e que portanto não tinham que ficar me dando muitas explicações e nem ficar receosos de que eu apagasse antes mesmo dele aplicar o sedativo em mim. 

Assim que o sedativo foi aplicado eu apaguei completamente e quando acordei já estava sendo levada  para a sala de recuperação. Cheguei na sala completamente acordada e me sentindo muito bem. A médica passou lá para saber como estava e me dizer que o procedimento foi melhor do que o esperado. Ela havia puncionado muito mais folículos do que haviam sido visualizados na última ultrassom, inclusive do meu ovário esquerdo que durante toda a estimulação se mostrou muito preguiçoso e que a tarde me ligariam lá da clínica para informar com precisão quantos óvulos haviam sido puncionados e quanto deles estavam maduros.

Não demorou muito para que eu recebesse alta e fosse para casa com a receita de alguns medicamentos para tomar nos próximos cinco dias.

A tarde, como o combinado, uma das embriologistas da clínica me ligou para informar que dessa vez foram puncionados 14 óvulos, 12 deles estavam maduros e que já teriam sido fertilizados (o dobro do meu 1º ciclo de FIV). A dosagem maior de gonal surtiu o efeito esperado.

Na quinta feira eles irão me ligar novamente para informar sobre quantos embriões foram concebidos nesse processo e como eles estão se desenvolvendo. Só no sábado saberei exatamente quantos embriões terei para congelar e quantas transferências poderei fazer futuramente...

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Estimulação ovariana do 2º ciclo de FIV


Fiz hoje a punção dos óvulos, mas antes de falar sobre a punção quero descrever como foi o período de estimulação ovariana.

A princípio não foi muito diferente do meu primeiro ciclo de Fertilização in vitro (FIV). Apliquei as mesmas medicações pela mesma quantidade de dias. Foram oitos dias de aplicação de gonal, sendo três concomitante com a aplicação de cetrotide, e uma aplicação de ovidrel concomitante com a aplicação de uma última injeção de cetrotide que resultaram em 13 furinhos em minha barriga. Eu mesma apliquei todas elas.

O que diferiu de fato foi a dosagem diária do gonal (apliquei 300 UI ao invés de 225 UI) e a quantidade de ultrassons realizadas ao longo da estimulação (duas ao invés de quatro). A médica conseguiu prevê com antecedência como os meus ovários iriam reagir a medicação e utilizou um protocolo de acompanhamento de estímulo ovariano via ultrassom diferente do 1º ciclo de FIV. Ao invés de realizar ultrassons a cada dois dias de estimulação realizou uma no 5º dia de estimulação e uma outra no 8º dia. A dosagem maior do gonal foi indicada na tentativa de estimular o crescimento de um número maior de óvulos.

Como mencionei em uma publicação anterior eu iniciei a estimulação ovariana nesse ciclo de FIV no dia 03 de janeiro ( 2º dia do meu ciclo menstrual), logo após confirmar via ultrassom e dosagens hormonais que não existiam resquícios algum nos meus ovários e útero do ciclo anterior. 

As 18:00h dos dias 03, 04, 05, 06 e 07 de janeiro apliquei exclusivamente o gonal (300 UI por dia), já  nos dias 08, 09 e 10 apliquei no mesmo horário juntamente com o gonal 0,25 mg de cetrotide e no dia 11 apliquei as 21:30 h a mesma dosagem do cetrotide mais 0,5 mL de ovidrel.

Comecei a sentir um leve desconforto abdominal do 8º dia de estimulação em diante que se intensificava um pouco mais todas as vezes que me sentava ou levantava. Fora esse desconforto,  ocasionado pelo volume bem aumentado do ovários devido o número de óvulos estimulados, a estimulação foi bem tranquila. 

Na próxima publicação eu irei descrever como foi a punção hoje pela manhã.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...