Na época eu não me importava e fazia questão de deixar bem claro que só teria filhos quando me sentisse pronta para ser mãe e com um tempo eles pararam de tocar no assunto. Mas, foi só eu decidi ser mãe para vir uma enxurrada de bebes na família e eles voltarem a mencionar o assunto.
No primeiro ano de tentativas eu ainda não me incomodava tanto com isso, apenas desconversava porque pretendia fazer uma surpresa a todos, mas ao longo desse segundo ano, confesso que esse assunto está me tirando do sério, pois por um lado não me sinto nenhum pouco a vontade para falar sobre a minha infertilidade e por um outro lado me sinto péssima a ser pressionada a ser mãe a todo custo.
Sei que as pessoas não nos pressionam para ter filhos por mal, mas elas bem que podiam se tocar que a gente não gosta de falar sobre o assunto já que estamos sempre desconversando. E cá para nós, mesmo que nós ainda estivéssemos evitando filhos isso não seria da conta de ninguém. A decisão de ter filhos ou não só compete ao casal!
sim Polly nem td mundo q casa tem filhos, mas a sociedade nao entende isso, ne?
ResponderExcluirMinha familia demorou um pouco pra entender o pq ainda nao tinhamos filho, mas qdo eles souberam do problema existente, pararam de nos "perseguir", mas infelizmente os amigos nao sabem da verdade e sempre nos atolam de perguntas.
Espero q vc encontre um meio termo pra esse tipo de persistencia!
Obrigada pela sua msg! bjs
por sorte meus pais sao tranquilos em relaçãoa isso. Eles ficaram 5 anos casados e sem filhos. Eu estou indo pro 4º ano. quero ter e to ansiosa, mas decidi curtir acada momento ao lado do maridão sem neuras!
ResponderExcluirbeijocas
Pois é, quando namoramos, todo mundo cobra o casamento, quando casamos, cobram o primeiro filho, quando nasce o primeiro, cadê o segundo... e assim vai...
ResponderExcluirÉ bem difícil. A infertilidade ainda é tratada aos cochichos, nas perguntas mais ou menos maliciosas (ela não pode ter filhos?) e entre as pessoas mais chegadas, com expectativa. No começo não falamos mesmo, mas depois começamos a falar até para nos deixarem em paz. Enfim. Não tem solução. Pois quando encaramos alguma dificuldade em ter filhos, ficamos sensíveis e os comentários machucam...
Vc tem razão no seu tópico: casamento não é sinônimo de filhos, assim como famíla não existe só quando os filhos nascem... vc pode ter uma família só vc e seu marido...
Enquanto isso, procure relaxar, falar que não está pensando nisso ainda, ou, o que normalmente não gera protestos irados: "quem sabe, não? está na mão de Deus..."
E boa sorte para vc, futura mãe! Enquanto isso, curta sua família que é completa já antes da chegada dos bebês, ok?
bjs
Pois é...primeiro enchem o saco da gente perguntando sobre o casamento, casamos...
ResponderExcluirDepois enchem o saco para termos um filho...tivemos
Acredita que já tem gente me perguntando quando vou arrumar outro?! Já dou uma resposta atravessada que a pessoa sai até bamba! Sem paciência!
bjos
Eu sei como isso é complicado, eu em particular, não tenho desejo de ser mãe não, e nem acho que o destino de todos que se casam e gerar filhos, acho isso uma mdecisão extremamente particular do casal.
ResponderExcluirbjinhuh
Te confesso q quase endoidei. Tinha uma pessoa q sabia do meu problema e insistia em me magoar pressionando pra q eu engravidasse. depois de muito chorar meu marido tomou a atitude de ir falar com a pessoa pra parar com aquilo.
ResponderExcluirDesde então a pessoa se tornou minha defensora contra os q vinham me pressionar.
Ai, é muita pressão mesmo.
Tem uns q já perguntam na festa de casamento: "Pra qndo vem o bb?"
Só tendo paciencia mesmo.