sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Realização de histerossalpingografia...


Nas idas e vindas nos ginecologistas ao longo desses dois anos me foram solicitados muitos exames, uns mais simples e outros mais complexos, mas, nunca tinham me pedido para fazer a tal da histerossalpingografia.

Sempre ouvir falar desse tal exame e até questionei porque nunca haviam me solicitado. A resposta era sempre a mesma. Não vemos necessidade. Trata-se de um exame um pouco doloroso com a única finalidade de detectar se existe alguma obstrução nas trompas e ao que tudo indica não é essa é a causa da sua infertilidade.

Através dos outros exames foi constatado a causa da minha infertilidade e eu respirei aliviada por imaginar que estava livre da histerossalpingografia. Mas, na semana passada ao me consultar com uma nova ginecologista ela pediu que eu refizer-se todos os exames já feitos mais a "bendita" da histerossalpingografia.

Na ocasião cheguei a suar frio, lembrei de alguns relatos de experiências bem desagradáveis e dolorosas sobre a realização desse exame. Mesmo assim, decidi fazê-lo sem nenhum questionamento. Me convenci de que esse exame não podia ser tão mais desagradável e doloroso do que a biopsia de colo de útero que fiz a alguns anos atrás...(que no meu caso tratou-se de um procedimento muito simples e praticamente indolor). Marquei então a sua realização para a manhã desse dia(25\02).

Após a realização do mesmo o que posso dizer sobre a minha experiência pessoal é de que não é tão simples e indolor quanto uma biopsia de colo de útero, mas não tem muito o que se temer. A dor é totalmente suportável, tem uma duração bem curta e se dar apenas nos momentos em que o útero é pinçado, o cateter é introduzido e o contraste é aplicado. O procedimento todo gira em torno de uns 15 a 20 minutos no máximo, desde que as radiografias das trompas durante a introdução do contraste em três posições diferentes fiquem nítidas. Para o meu alívio todas elas saíram perfeitas! O médico até brincou dizendo que só tinha visto radiografias das trompas tão bem batidas nos livros.

Na próxima semana estarei realizando mais alguns exames e já recebo o resultado das radiografias de hoje. O médico já antecipou que a primeira vista as minhas trompas não  apresentam nenhuma obstrução. Isso trouxe-me um grande alívio. Trompas obstruídas só tornariam o meu quadro de infertilidade ainda mais complexo do que já é...

6 comentários:

  1. Amiga,
    Que bom que esse exame deu certo. Eu fiz ele antes de engravidar e tb deu tudo certo.
    Paciência amiga, essa fase de exames é bem chatinha, mas passa logo!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Esse exame é meio incômodo mesmo, mas nada que não possamos suportar...
    Ainda bem que não deu nada que está tudo perfeito! Uma coisa a menos para vc se preocupar!!
    Tenha um ótimo final de semana!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Que bom meu amor que tudo passa bem com suas trompas isso é OTIMO!
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  4. Esse exame na foto é meu, ninguém havia descobrido a causa de eu nunca ter engravidado pois como vcs podem ver na foto ela está posicionada pra cima e enovelada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, baixei as fotos pelo google e fiz a montagem. Posso exclui-la agorinha mesmo se desejar. Bjos!

      Excluir
  5. Imagine, deixe para as leitoras entenderem sobre esse exame ;) Sem problema algum.

    ResponderExcluir

Sua visita e o seu comentário me deixam muito feliz! Volte sempre que desejar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...