Procedimentos como tentante

Não fazia a mínima ideia do que era ser tentante até decidi ser mãe  em janeiro de 2009 e começar a pesquisar sobre gravidez e coisas relacionadas. Na época me deparei com uma rede muito grande de blogueiras tentantes e ao poucos fui me familiarizando com suas histórias e aprendendo um porção de "coisas" que todas as mulheres deveriam saber antes de engravidar.

A primeira lição aprendida e colocada em prática foi me consultar com uma ginecologista antes de parar o uso dos anticoncepcionais e passar a tomar ácido fólico.  Para minha surpresa, a ginecologista não me passou nenhum exame específico. Ela foi logo me liberando para começar os treinos. A sua alegação era de que eram desnecessários já que eu só tinha 27 anos na época, não tinha nenhum problema de saúde, meus ciclos eram completamente regulares e todos os meus exames de rotina (ultrassom transvaginal e de mama, preventivo entre outros) estavam atualizados e sem alterações. A sua única recomendação foi passar a tomar ácido fólico (algo que eu já estava fazendo por conta própria).

Após essa minha primeira consulta em fevereiro de 2009 voltei completamente eufórica para casa. Achei que era só parar com o uso dos anticoncepcionais que logo, logo eu estaria grávida. Foi então que aprendi a segunda lição com as amigas blogueiras. Casais jovens e saudáveis que não apresentam problemas de fertilidade tem em média de 20 a 30% de chances de conceber uma criança a cada ciclo de tentativas. Logo, poderia levar até um ano para que eu engravidasse sem que necessariamente eu ou meu esposo apresentasse algum problema de fertilidade. Foi então que resolvi criar esse blog para deixar registrado em algum lugar a minha trajetória rumo a maternidade. 

Seis meses depois de tentativas frustradas voltei a ginecologista, muito mais por insistência do meu esposo, para me certificar que não tinha nenhum problema de fertilidade. Mas uma vez ela se recusou a fazer exames específicos. Só que dessa vez ela me passou os dados que eu já tinha. Casais jovens e saudáveis, como eu e meu esposo, podem levar até um ano para engravidar. Segundo ela como meus ciclos continuavam completamente regulares, não havia motivos para iniciar nenhum tipo de investigação. 

Voltei da consulta muito satisfeita. As preocupações do meu esposo afinal não tinham fundamentos. Estávamos dentro dos padrões da normalidade. Tínhamos ainda seis meses pela frente antes de uma necessidade real de se começar a suspeitar de algum problema de fertilidade. 

Nos meses que se seguiram fui bombardeada com um arsenal de dicas e conselhos para engravidar rápido, mas optei por não segui nenhuma delas. Sabia que tudo só acontece no tempo de Deus e se tivesse de engravidar, engravidaria seguindo ou não essas dicas.

Após o décimo ciclo de tentativas frustradas voltei a ginecologista. Na ocasião tomei a iniciativa de forma espontânea. Precisava saber se tinha ou não algum problema para começar a tratar. Ela foi muito atenciosa e solicitou uma bateria enorme de exames para mim e para o meu esposo. Os resultados desses exames confirmaram nosso pior pesadelo não podíamos ter filhos naturalmente e mesmo que recorrêssemos a técnicas de reprodução assistida as nossas chances ainda eram mínimas. Resolvemos então esperar unicamente por um milagre.

Apesar do diagnóstico eu continuei acreditando que a qualquer momento eu me tornaria mãe e essa certeza me motivou a continuar embalando em meus sonhos o bebê que desejava em breve embalar em meus braços.

Dois anos de tentativas frustradas somado ao diagnóstico após o primeiro ano de tentativas me fizeram considerar a hipótese de uma FIV (fertilização em vitro). Retornei então a ginecologista para consulta de rotina, antes de procurar uma especialista em reprodução assistida. Relendo meu prontuário ela decidiu que eu repetisse todos os exames que tinha feito anteriormente e solicitou um novo, a tão temida histerossalpingografia.

O resultado desse exame me deixou um pouco abalada, além de está enfrentando problemas de fertilidade, caso engravidasse havia ainda uma grande possibilidade de ter uma gestação de risco, pois foi constatado que meu útero era bicorno

Apesar disso, prossegui com os planos da FIV. Tinha uma reserva financeira que dava para custear a primeira tentativa. Fui no entanto aconselhada a procurar o serviço social do hospital que éramos atendidos na época a fim de que eles custeassem o nosso tratamento. Então resolvi esperar mais um pouquinho. Precisava dá entrada no processo de ajuda financeira do tratamento e aguardar o deferimento do mesmo. 

Antes no entanto de procurar o serviço de assistência social, resolvemos (eu e marido) procurarmos outros médicos a fim de termos outras opiniões. Queríamos ter certeza de que a FIV era mesmo a nossa única alternativa.  Os meses que se seguiram foram marcados por consultas e exames intermináveis...

Os resultados desses novos exames nos revelaram um quadro muito mais avassalador. Nossas chances de ter um filho através de técnicas de reprodução assistida diminuíram ainda mais. Precisávamos nos submeter a um determinado procedimento antes se nos submetermos a uma FIV. Teríamos que esperar pelo menos mais nove meses até estarmos prontos para uma FIV. 

Durante os nove meses seguintes continuei crendo em um milagre e pela fé eu já me via grávida. No entanto, mês após mês via o meu sonho escorrer literalmente pelas minha pernas. Mas, para glória de Deus a cada novo ciclo de tentativas a minha fé se restaurava. Como uma fênix eu me ressurgia das cinzas do fracasso de ainda não ter concebido o filho que tanto desejava.

No ano seguinte (2012), após três anos de tentativas frustradas recebi uma promessa do Senhor que seria mãe, então pude respirar aliviada, pois tive a confirmação que fazia parte dos planos de Deus me tornar mãe.

No mês seguinte a essa promessa eu me sentir grávida, mas como isso não se confirmou decidi dá um tempo desse meu mundinho virtual, embora continuasse crendo em um milagre e correndo atrás desse sonho de todas as formas que eu podia.

O médico que passou a nos acompanhar só nos liberou para um FIV em setembro de 2012 e só em novembro eu consegui agendar uma consulta com a médica que pretendia. Mesmo assim, apenas para o mês de março de 2013. 

Em janeiro de 2013 me consultei com uma outra especialista em reprodução assistida aqui de Recife. Gostei muito dela e estava decidida a fazer a FIV com ela, só teria que fazer antes uma histeroscopia diagnóstica para confirmar o meu diagnóstico de útero bicorno e vê até que ponto de fato isso poderia comprometer uma gravidez gemelar, caso isso acontecesse. 

Para minha alegria o laudo da histeroscopia atestava que apesar do meu útero ser realmente bicorno o volume dele era praticamente normal. Agora eu só teria esperar a minha menstruação descer para começar a indução ovariana.

No finalzinho de fevereiro eu finalmente estava pronta para começar a indução, mas como tinha uma consulta agendada desde de novembro do ano anterior com uma outra médica, resolvi esperar mais um pouco. Queria comparar os procedimentos adotados pelas duas e me decidi pela aquela que me passasse mais segurança. 

Voltei da primeira consulta com essa médica com a requisição de uma infinidade de exames (a maioria deles nunca haviam sido solicitados) e completamente decidida a fazer minha FIV com ela. De posse dos resultados desses exames pude respirar aliviada finalmente teria a possibilidade de um tratamento.

Em abril retornei com o resultado de todos os exames em mãos e já foi marcado o meu próximo retorno e definido todo o protocolo da minha FIV.

No dia 30 de abril do ano de 2013 dei início a indução ovariana e fiz a punção dos óvulos no dia 10 de maio. Eles foram fecundados no mesmo dia e cinco dias após fiquei sabendo que era mãe de quatro projetos de gente de excelente qualidade que foram congelados. Faria a transferência de dois deles no mês de agosto e não fazia a mínima ideia de como conter a ansiedade até lá. 

Por mim eles teriam sidos transferidos três ou quatro dias dias após a fecundação. Mas, a minha médica passou a adotar um novo protocolo. Ela só faz a transferência dos embriões dois ciclos depois da indução. A alegação é de com o organismo livre de todo do excesso de medicação usada durante a indução e com a utilização de embriões congelados em fase de blastocisto há um probabilidade maior de implantação e uma diminuição significativa dos índices de abortamentos espontâneos no primeiro trimestre de gravidez.

A previsão então era que a minha TEC (transferência de embriões congelados) ocorresse no final de junho. Mas, como os funcionários da clínica estariam de férias coletiva em julho, essa previsão passou a ser para o mês de agosto a fim de  que eu pudesse receber assistência durante a fase de implantação.

Por motivo de força maior a transferência não aconteceu em agosto como o esperado. Mas, contrariando todas as as impossibilidades que me foram mais uma vez imposta, minha primeira TEC aconteceu no dia 02 de Setembro de 2013. Nesta data eu saí da clínica de fertilização com dois dos meus bebezinhos dentro de mim.

Infelizmente no dia 14 de Setembro de 2013, 12 dias depois, recebi meu primeiro negativo após TEC. Contudo continuei crendo que o milagre da vida um dia "fatalmente" brotaria em meu ventre! 

Após o negativo  fiz uma ultrassom 3D para análise da cavidade endometrial. A mesma constatou que meu útero não era bicorno e sim levemente arqueado. Fui então aconselhada a corrigi essa deformidade através de video-histeroscopia cirúrgica. Por motivos de força maior e devido ao fato dessa deformidade teoricamente não está associada a falhas de implantação realizei a minha segunda TEC no dia 28 de outubro de 2013 sem antes realizar o procedimento sugerido. Lamentavelmente no dia 11 de novembro de 2013 tive o desprazer de receber o meu segundo negativo após TEC.

Aos 03 dias do mês de janeiro iniciei o meu 2º ciclo de Fertilização em Vitro. Foram oito dias de estimulação ovariana antes da aplicação do ovidrel. E no dia 13 de janeiro fiz a punção dos óvulos. Os 12 óvulos que estavam maduros e foram fertilizados me renderam nove embriões em estágio de blastocistos para serem transferidos posteriormente.

No final de fevereiro do mesmo ano da minha 2ª FIV (28/02/2014) corrigi através de video-histeroscopia cirúrgica a anormalidade uterina que pode ter ocasionado as falhas de implantação na minha primeira FIV.

Aos 13 dias do mês de maio de 2014 fiz a minha 3ª TEC (1ª da 2ª  FIV). Infelizmente, 13 dias depois (dia 26/05/2014) recebi mais um negativo.

No dia 08 de julho de 2014 realizei a minha 4ª TEC (2ª da 2ª FIV) e sair da clínica novamente com mais dois embriãozinhos em meu ventre e treze dias depois (dia 21/07/2014) eu recebi o POSITIVO tão esperado.

Infelizmente a alegria do POSITIVO deu lugar a dor de um "aborto retido". Enquanto realizava a ultrassom que deveria ser com medida de translucência nucal (05/09/2014) descobri que o coraçãozinho do bebezinho que havia se implantado em meu ventre já não batia mais a aproximadamente duas semanas. Tive então que me submeter a uma AMIU (aspiração manual intra uterina) no dia 09/09/2014, um dia antes em que entraria para o 2º trimestre.

Um pouco mais de um mês depois desse triste episódio tive a resposta que buscava. A gestação do bebezinho que esperava não progrediu porque ele, ou melhor ela, possuía monossomia do cromossomo x .

Após me recuperar da AMIU e de viver o meu luto voltei a clínica para buscar mais dois, dos cinco embriões, que ainda me restavam e no dia 12/01/2015 realizei a minha 5ª TEC (3ª da 2ª FIV). Voltei para casa com eles dentro de mim, mas  doze dias depois recebi mais uma negativo. Para minha tristeza tive a minha 4ª falha de implantação após TEC.

Realizei o primeiro ultrassom de controle para a minha 6ª TEC (4ª da 2ª FIV) no dia 06/03/2015, mas tive um ciclo mais longo que o habitual e a mesma foi adiada para o ciclo seguinte.

No mês seguinte, no dia 15 de abril finalmente realizei a minha 6ª TEC e para a honra e glória do nome santo do Senhor no dia 27/04/2015 recebi um lindo POSITIVO e hoje estou vivendo pela segunda vez o sonho mais lindo que já sonhei... só espero que dessa vez ele culmine com o nascimento de um bebezinho saudável.

28 comentários:

  1. haja ansiedade meu Deus.
    Já deu tdo certo em nome de Jesus.
    Só se Deus não quiser mesmo, mas, como Ele prometeu, é fiel para cumprir.
    bjus amiga e sucesso.
    breve serei eu nessa caminhada tbem.
    bjinhosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode acreditar!!!! Só mesmo Deus para nos dar forças para continuar caminhando... beijos!!!!!

      Excluir
  2. Oi Florzinha... Que linda sua história de fé, tenho certeza que terá um lindo final feliz, com seus bebezinhos lindos e saudáveis. Obrigada pela visitinha no meu bloguinho. Estou com um pouco de medo da Histerossalpingografia, mas estou entregando nas mãos de Deus. O problema maior que está me deixa aflita é que, ao contrario de vc, jamais teria condições de uma FIV. Vou colocar vc em minhas orações e te acompanhar sempre. Bjinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju eu também acredito em final feliz e só por isso continuo insistindo!!! Beijão!!!!

      Excluir

  3. Oiii..vim retribuir a visitinha
    E quero te dizer...

    Confie somente!!!!!

    Os olhos do senhor está sobre você a todo momento.....
    Ele conhece suas aflições e lagrimas....ele esta contigo....

    Ele tem sempre o melhor para nossas vidas...
    Pode uma mãe se esquecer do seu filho...mas ele NUNCA esquecerá de um filho!

    Confie....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu creio querida!!!! Aquilo que ele determinou ao nosso respeito é infinitamente melhor do que sonhamos!!!! Beijos!!!!

      Excluir
  4. Hoje vim aqui conhecer mais sobre o seu cantinho. Lyanna, meu pai nasceu na Paraíba. Lembro de sair de Recife em ônibus desde a casa de meus avós pernambucanos e ir conhecer minha avó de João Pessoa. Parece que sinto o cheiro da cidade de novo... Isso foi em 1988. Já havia ido antes, mas não recordo por ser muito pivete. E olha só, alguém que me fez recordar do meu pai... Lembre-se da bandeira paraibana e pense "Nego" desistir.
    Negue desistir, nunca desista. E sim, estamos com vocês. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente me "Nego" a desistir!!!! A jornada é longa e penosa, mas estou certa que no final eu terei em meus braços um bebezinho que recompensará todo o esforço e sofrimento ao longo do caminho!!! Abraço!!!!

      Excluir
  5. Nossa, Lyanna. Você é uma guerreira. Obrigada por compartilhar essa história conosco. Tambem estou nessa luta e achei muita gente na internet na mesma situação. Isso nos dá muita força. Iniciarei minha segunda tentativa em Junho. Quando você vai transferir seus bebezinhos lindos? Tomara que nós possamos nos acompanhar durante esse periodo que, tenho fé, antecederá nosso positivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho me deparado com muitas histórias semelhantes com as nossas... espero que todas nós possamos ter a grata satisfação de um dia realizarmos o sonho de maternidade!!!! Beijos!!!!

      Excluir
  6. sei como vc se sente pois acabei de receber meu segundo negativo .doi muito mas ainda tenho esperança o pior e o medico dizer q
    ue nao sabe porque a implantaçao deu errado .estou me sintino frustrada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dói bastante, mas não podemos deixar que essa dor nos impeça de continuar acreditando que a nossa hora vai chegar. Força querida!!! Deus fará o milagre da vida florescer em nossos ventres!!!!

      Excluir

  7. sei como vc se sente pois acabei de receber meu segundo negativo .doi muito mas ainda tenho esperança o pior e o medico dizer q
    ue nao sabe porque a implantaçao deu errado .estou me sintino frustrada .

    ResponderExcluir
  8. Nossa!
    Li tudo, que história!
    Deus é maior e agora tudo vai correr bem...você terá um final feliz!
    Creio nisso!
    Grande beijo e abraço!

    querosermami.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu creio Fernanda!!! No final tudo terá valido a pena!!! beijos!!!!

      Excluir
  9. A sua história é de muita luta e sei que logo seu sonho se concretizará.
    Também estou perseguindo o meu relatando no blog, onde passo agora pela 2ªFIV.
    O blog é http://meudiariodafiv.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha história tem sido mesmo marcada por muitas lutas, mas também por muitas vitórias!!! Essa luta um dia terá fim e eu cantarei o hino da vitória embalando em meus braços o filho que tenho esperado a tanto tempo!!! Beijos!!!

      Excluir
  10. Ola Lianna, sigo seu blog desde jul/2014 e admiro muito sua historia de fé e coragem. Estou tentando desde jan/13 porem na minha ultima punção tive hemorragia do meu unico ovario, e ainda não pude avaliar ate que ponto a reserva ovariana foi preservada. Alem disso, o unico embriao resultado dessa punçao parou de evoluir no D3.
    Voce conhece alguem que tenha tido hemorragia ovariana na punção?
    Fiquei bem assustada e confesso que estou com mto receio de tentar novamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida lamento muito por você ter passado por isso... A infertilidade judia muito da gente. Mas, não podemos perder a nossa esperança nunca! Eu particularmente não conheço ninguém que tenha tido uma hemorragia ovariana na punção. Seu caso deve ser avaliado por um profissional competente. Só mesmo ele pode te dizer se existem e quais seriam os riscos de uma nova tentativa. Espero sinceramente que o ocorrido não comprometa uma nova tentativa e que essa nova tentativa resulte num lindo POSITIVO que culmine com o nascimento de um bebezinho saudável!!! Desde já em oração por você! Beijos!!!!

      Excluir
    2. Lyanna obrigada pelo carinho. Mesmo virtualmente torço por voce!
      Pode ter certeza que não terá sido em vão. Tenho certeza que realizará seu sonho e todos os dias acompanhando cada etapa do desenvolvimento do(a) seu(a) filho(a) vc vai agradecer a Deus por ter tido forças para lutar por ele.
      Eu tenho um filho lindo, que por milagre engravidei naturalmente no 2 ciclo tentando. E isso foi em jan/9, ou seja, qdo vc tbem começou a tentar. Acho que foi por isso que me identifiquei com vc.
      Ele pede muito desde os 3 anos, uma irmã, já deu até um apelido carinhoso a ela. Ele que me impulsiona a tentar.
      Mas é o que vc falou, preciso me sentir segura pra passar por mais uma FIV, ainda mais depois de tudo que aconteceu.
      Pensamento positivo sempre!!
      Beijos

      Excluir
  11. http://esperandomeusonhadopositivo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Linda história, o segredo de tudo realmente e fé e perseverança... Deus abençoi essa linda familia

    ResponderExcluir
  13. Estou fazendo fiv,comecei com cinco folículos e só dois desenvolveram amanhã dia 13/09 irei fazer a punção estou super anciosa pelo fato de ter só dois óvulos será que tenho possibilidades de dar certo? Eu creio no Deus do impossível, e entreguei a ele o meu sonho de ter meu segundo filho apesar de ter 41 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, para Deus realmente nada é impossível!!! Estarei orando por você e espero sinceramente que sua FIV culmine com a gestação de um bebezinho saudável!!!! Lá na clínica, onde fiz a minhas FIVs, em casos como o seu, caso resulte em apenas um ou dois embriões, as médicas costumam fazer mais um ou dois ciclos de indução para juntar uma quantidade maior de embriões viáveis para transferência. Bjão!!!!

      Excluir
  14. Tenho 41 anos sou mãe de uma filha de 12 anos há 6 anos estou tentando engravidar pelos métodos naturais e não deu certo resolvi fazer a fiv,iniciei com 5 folículos e só dois desenvolveram, irei fazer a punção amanhã dia 12/09/2015 estou super anciosa será que terei chance? Pelo fato de ter só dois óvulos? Eu creio no Deus do impossível eu coloquei meu sonho nas mãos dele e assim vou continuar meus dias com muita fé. Bjs a todas que estão passando pelos mesmos procedimentos vcs estão em minhas orações.

    ResponderExcluir
  15. Olá, faz pouco tempo que criei um blog para tentantes: detalhesmaissimples.blogspot.com.br
    Nele relato minha luta para ter o meu tão sonhado bebezinho.
    Será um prazer poder ajudar outras tentantes e trocarmos experiências.
    Se quiserem, podem entrar em contato comigo por email: detalhesmaissimples@hotmail.com
    Serão todas super bem vindas!
    Aguardo a visitinha de vocês.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Sua visita e o seu comentário me deixam muito feliz! Volte sempre que desejar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...