sábado, 26 de outubro de 2013

Desmistificando preconceitos em relação a FIV...


Muitas pessoas ainda tem muitos preconceitos em relação ao tratamento de FIV (Fertilização in Vitro) e esse preconceito geralmente está relacionado a questões religiosas. Há quem acredite que os médicos que se dedicam a pesquisas nesse sentido e aqueles que fazem uso desse procedimento em suas clínicas estão tentando assumir a identidade de um deus que dá vida a outras vidas.

Mas na prática o que acontece nas clínicas de Reprodução Assistida do mundo inteiro está muito distante daquilo que se passa no imaginário dessas pessoas. Por mais que as pesquisas nessa área tenham avançado, e apesar dos números de fertilizações bem sucedidas terem aumentado muito nesses últimos anos, as vidas que são concebidas dentro dos laboratórios dessas clínicas continuam sendo geradas pelo Senhor. É ele quem dirige todo o processo. Os médicos fazem uso apenas das técnicas que podem viabilizar que um casal infértil se torne pais de filhos. Contudo, quem permite que esse casal se torne ou não pai desses filhos (ainda que sejam concebidos em laboratório) é Deus!

Os médicos estudam cada caso de infertilidade individualmente e indicam o(s) tratamento(s) adequado(s). Os casais que recebem indicação e optam por uma FIV são submetidos a procedimentos individualizados, adequados ao seu caso específico de infertilidade. Mas, nenhum deles recebem qualquer garantia de que terão seu problema de infertilidade solucionado, que o tratamento culminará com a sonhada gestação e que essa gestação irá evoluir satisfatoriamente.

Nenhum médico pode dá essa garantia porque ele não tem o controle absoluto de nenhuma das etapas procedimento da FIV. As respostas a cada uma delas é uma verdadeira incógnita, dependem da vontade absoluta ou permissiva de Deus. 

A estimulação ovariana nem sempre resulta em óvulos maduros capazes de serem fecundados. A fecundação dos óvulos maduros com espermatozoides de boa qualidade, até mesmo quando é usada a técnica de super ICSI, nem sempre acontece. Os embriões que resultam desse processo de fecundação nem sempre evoluem o suficiente para serem implantados no útero da mulher que está se submetendo a esse procedimento. Os embriões que são transferidos para o útero dessa mulher, até mesmo quando são blastocistos de melhor qualidade possível, nem sempre se implantam. E até mesmo quando ocorre a implantação desses embriões nem sempre a gestação evolui.

Tudo isso nos permite concluir que o tratamento de infertilidade através da FIV é um procedimento médico como outro qualquer e que as pessoas que recorrem a esse tratamento não devem ser julgadas. Da mesma forma que algumas pessoas são curadas de um câncer por um milagre divino e outras só são curadas após serem submetidas a um tratamento, as pessoas inférteis podem se tornarem pais de filhos através de um milagre ou serem agraciadas pelo Senhor com filhos fazendo uso da FIV. Uma coisa é certa, elas só se tornarão pais se o Senhor permitir que sejam!

6 comentários:

  1. Médicos são instrumentos de Deus, toda ajuda e luta é atendida, um é aliado do outro, a ciência avança cada vez mais, e tomara que daqui poucos anos toda mulher seja capaz de gerar um filho cada vez a medicina avance mais e mais...

    ResponderExcluir
  2. Ly, infelizmente algumas pessoas são preconceituosas mesmo, mas sabemos que o Senhor é quem está por trás de todo o processo da FIV, é Ele quem capacita os médicos e que opera o milagre! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post.. Tem muita gente que tem essas limitações de pensamento mesmo... Ficam achando que por ser uma FIV não é coisa de Deus, as pessoas esquecem que tudo que acontece tem a permissão de Deus e que os médicos, a ciencia e a medicina são criações do nosso senhor...

    Beijooos

    http://esperadomeupresentinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. disse tudo amiga, nunca pensei diferente.
    A ponto de quando fizemos as trasferencias dos embriões meu médico foi bem claro.
    "minhas parte eu já fiz, agora depende de Deus".
    Se ele quiser, será, se não, NÃO.

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga, a sua postagem foi muito esclarecedora, conheço uma pessoa que quer fazer a FIV, mas ela ainda tem algumas dúvidas.
    Que Deus te ilumine e abençoe sempre.
    http://ahistoriadeumatreinante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela postagem!
    Muitas pessoas precisam parar de ter preconceito.
    Tenha uma semana especial!
    Com carinho

    Femme- Mãe, Esposa, Mulher!

    ResponderExcluir

Sua visita e o seu comentário me deixam muito feliz! Volte sempre que desejar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...