terça-feira, 18 de março de 2014

Casais inférteis não podem ser vítimas de preconceitos devido as suas escolhas de tratamentos...


Muitas pessoas ainda tem muitos preconceitos em relação aos tratamentos de Reprodução Assistida, mais ainda quando se trata de  FIV (Fertilização in Vitro).

Acredito que o principal fator que levam essas pessoas a perpetuarem esse tipo de preconceito é a falta de informação. No imaginário delas os médicos que se dedicam a esse tipo de tratamento querem usurpar o lugar de Deus e dar vida a outras vidas em seus laboratórios...

Mas, como abordei na publicação que mencionei anteriormente não é bem isso que os médicos estão fazendo em suas clínicas e laboratórios quando ajudam casais, que enfrentam problemas de fertilidade, a terem os seus filhos através de técnicas de Reprodução Assistida, dentre elas a FIV (maior vítima de preconceitos). 

Na realidade, eles não detém o controle absoluto de nenhuma das etapas desse processo. Eles simplesmente criam condições favoráveis  para a vida surja fora do útero da mulher e se desenvolva por um curto período de tempo até que possa ser transferida novamente para o lugar onde deveria ter sido concebida e assim possa ou não se desenvolver da forma esperada.

A maior prova de que eles não controlam totalmente nenhuma dessas etapas consiste no fato que muitas e muitas FIVs não cominam em uma gestação e muitas das gestações que se iniciam através de uma FIV são interrompidas por um aborto espontâneo e os motivos que contribuem para que isso aconteça são muitas vezes desconhecidos e se apresentam em qualquer uma de suas etapas, desde o controle da ovulação até transferência do embrião para o útero materno e consequentemente sua implantação e o seu desenvolvimento.

Criticar um casal que opta por uma FIV (quando essa é a única possibilidade de tratamento e o mesmo tem condições financeiras para arcar com uma) por puro preconceito é um erro muito grave. Casais inférteis tem o direito de tratar as causas que acometem a sua infertilidade através das técnicas mais indicadas para cada caso em particular. Não é justo que além do sofrimento gerado pela a infertilidade que lhes sobreveio esses casais sejam "condenados" por recorrerem a um tratamento que pode trazer para os seus braços o filho tão desejado...

10 comentários:

  1. Lyanna, a questão mais complicada é o que fazer com os embriões que não serão utilizados, após a gravidez. Eu sou católica e algumas pessoas da ala mais conservadora da Igreja condena a prática da FIV por isso. Eu até entendo que é realmente uma questão difícil, mas sou a favor da FIV. É um procedimento que possibilita muitos casais a ter filhos.
    Beijo, Rita

    ResponderExcluir
  2. Quem faz cesária sofre preconceito, quem faz FIV tb, quem é mãe tb, quem é pai... Parece que temos de mudar de planeta...

    ResponderExcluir
  3. Oi Flor...obrigado por visitar meu cantinho...agora vou estar mais presente aqui...e incrivel como as pessoas se acham no direito de julgar as outras pessoas...ridiculo isso!!! Bjs amiga...vou estar sempre aqui agora!!!

    ResponderExcluir
  4. Assim como casais que optam pela adoção tbm não devem sofrer por preconceito, porq estou passando por esse processo e já ouvi muitas bobeiras! e no meu caso sofri 2 tipos de preconceito 1 porque não quer fazer a fiv e outro porque quero adotar, realmente as pessoas nunca estão felizes, mas oque importa é oque a gente pensa e acredita!

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca senti esse preconceito referente a minha FIV. Eu gostaria de ter um filho de modo natural, mas tem grandes chances
    de vir com a doença que acabou levando meu anjinho... se ele estivesse aqui, estaria completando 8 anos. Eu pelo menos nunca vi casais sofrerem pela escolhas no tratamento, mas isso serve de alerta.

    ResponderExcluir
  6. Nunca senti esse preconceito, mas imagino que isso sirva de alerta para os casais referentes às suas escolhas de tratamento.

    ResponderExcluir
  7. Ai eu sinceramente acho isso uó. Se os médicos tem a capacidade de ajudar casais realizar o sonho de engravidar, quem deu essa capacidade á eles se não Deus?
    Puro preconceito mesmo!


    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Aff, deleta esse povo tosco todo. Quem está pagando? Además vc ñ deseja compartilhar.
    Feliz o casal q pode financiar o sonho de serem pais quando de forma natural ñ se é possível.
    Tem preconceito pra tudo o importante é a forma de reagir a ele.
    Ignore, foco, guarde duas energias pra melhor parte, seu bb nos braços e ponto.

    ResponderExcluir
  9. Oi flor pessoas que não passam o que a gente passa pra conseguir ser mãe certamente não entendem e por isso criticam ou são contras queria ver se fossem com elas qual seria a crítica.
    O importante é a gente se sentir bem e quando estamos bem tudo que façamos é certo.

    Bjiiim ♥

    ResponderExcluir
  10. Menina...achei que nao tinha blog, pois nunca vi seu link. Agora te achei! Otimo post! So descobri tb esse preconceito das pessoas quando ja tinha feito a FIV. Antes disso, eu achava que todos pensavam como eu: " nossa, fazer uma FIV....que honra poder contar com uma tecnologia tao avançada para realizar um sonho. Casal de sorte!". Mas não....nao é assim que as pessoas veem. Ja para não lidar com o estresse, eu parei de comentar sobre nosso tratamento.
    beijao!

    ResponderExcluir

Sua visita e o seu comentário me deixam muito feliz! Volte sempre que desejar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...