sexta-feira, 14 de março de 2014

Mais um laudo para a minha coleção...


Nessa quarta feira ( 12/03/2014) estive no consultório do médico que fez a minha video-histeroscopia cirúrgica. Fui buscar o laudo para apresentar a médica com quem fiz as minhas duas FIVs (Fertilizações in Vitro).

Nesse mês está fazendo exatamente um ano que fiz a minha primeira consulta com ela e desde então boa parte da minha vida tem se resumido a consultas e exames médicos. Perdi até as contas de quantas ultrassons e verificações de dosagens hormonais eu já fiz nesse período... quanto aos demais exames realizados, nesse mesmo período, somam um total de 84 folhas de papel ofício A4 (sendo 74 do ano passado  e 10 desse ano). 

Por um lado, sinto até um certo alívio em saber que, excetuando esse meu último laudo, nenhum dos meus exames tenha atestado alguma anormalidade. Por outro lado, sinto uma certa desconfiança que algum(s) do(s) médico(s) tenha(m) se equivocado no laudo emitido. Sinceramente, não consigo conceber a ideia que nenhum deles tenha conseguido visualizar a existência desse septo uterino que foi retirado no dia 28 do mês passado.

Entendo que os "filmes" documentados durante a histerossalpingografia e ressonância magnética ou mesmo as imagens capturadas nas ultrassons não permitam uma visualização fidedigna da existência ou não de um septo uterino, mas o que dizer de uma video-histeroscopia diagnóstica? Como é possível que um septo uterino passe despercebido num exame como esse? Sinceramente eu não sei, mas gostaria muito de saber.

Se realmente houve uma falha médica, talvez essa falha tenha me causado um grande desperdício de tempo e de dinheiro, além obvio do mais importante... talvez ela tenha diminuído significativamente as chances das minhas quatro sementinhas, concebidas em meu primeiro ciclo de FIV, germinarem em meu ventre. E se assim o foi talvez ela seja responsável pela não continuidade da vida de quatro serzinhos, que embora fossem visualmente apenas aglomerados de células, eram extremamente amados e esperados pelos seus pais...

Sei que não adianta chorar pelo leite derramado, mas aqui fica registrado a minha indignação e o meu apelo... 

"Senhores médicos antes de emitirem qualquer laudo tenham plena convicção de cada uma das informações que irão constar no mesmo. Se houver dúvidas peçam para que os exames sejam repetidos ou sugiram que sejam feitos outros tipos de exames. Mas, não atestem que alguém tem isso ou aquilo sem terem 100% de certeza. Se há dúvidas atestem simplesmente que os resultados obtidos através dos exames sugerem que... assim estarão evitando que muitos médicos cometam alguns equívocos ao tratar dos seus pacientes."

7 comentários:

  1. Ai amiga, essa vida exames e mais exames realmente não é fácil, mas temos que crer que um dia vai chegar a nossa vez e tudo isso terá valido a pena.
    Bjus e obrigada pelo carinho de sempre.
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, imagino como está sua indignação, mas vai da tudo certo, vamos confiar e crer somente.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. QUE DIFÍCIL AMIGA QUE SITUAÇÃO
    MAIS O BOM MESMO É SABER QUE TUDO ESTAR NAS MÃOS DE DEUS

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu te entendo... são vários exames.. muitas coisas para serem diagnosticadas... tratadas...enfim..
    uma batalha ...onde o final é UM LINDO POSITIVO...EU TENHO FÉ...e tenho certeza de que você também tem a certeza de que logo será mãe!!!
    http://eu-quero-ser-mae-de-novo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com sua indignação!!!E faço das palavras do seu apelo, as minhas!Beijo no coração e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lyanna! Eu entendo seu ponto de vista. Vale a pena conversar isso com a médica, ou com algum médico que você confie!
    Beijo, Rita

    ResponderExcluir
  7. Oi flor que saudades de vc,obrigada pela visita.
    Flor concordo plenamente com vc também fico indignada com esses médicos que nos dão laudos assim já aconteçeu comigo tbm em uma us que fiz, mas vamos entregar nas mãos de Deus e venha nossos milagrinhos.

    Bjinhos ♥

    ResponderExcluir

Sua visita e o seu comentário me deixam muito feliz! Volte sempre que desejar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...