domingo, 1 de junho de 2014

A FIV é a nossa única alternativa... a parte dela, contamos com um Deus que ainda opera milagres!


Uma pessoa muito querida, logo após o 1º negativo da minha 1ª FIV (fertilização in vitro) extremamente bem intencionada comentou comigo que havia lido uma entrevista com Ana Paula Padrão, na qual ela falava dos motivos que a fez desistir de continuar tentando ter filhos através de métodos de reprodução humana. Ela me disse que essa leitura em especial a tinha feito pensar muito em mim e talvez fosse interessante eu fazer uma leitura da mesma.

Eu li toda a entrevista sugerida e compreendi todos os motivos que fizeram Ana Paula Padrão desisti do filho do seus sonhos e acredito que essa tomada de decisão certamente deve ter lhe feito muito bem. Em seu caso em particular ela entendeu que aquilo estava de alguma forma afetando o seu casamento e aí o motivo da sua desistência. Segundo ela essas tentativas estavam "criando um ponto permanente de angústia no casal" (Ana Paula Padrão em entrevista a revista TPM).

Mas, ao contrário da experiência de Ana Paula Padrão, os tratamentos de fertilidade tem fortalecido ainda mais o meu relacionamento com o meu esposo. No nosso caso em particular o sonho de um filho é um sonho em comum e sonho que se sonha junto é uma realidade no coração dos que sonham. Até o presente momento não há risco de destruímos "uma coisa boa em benefício de uma coisa que não se sabe se vai acontecer" (Ana Paula Padrão em entrevista a revista TPM). 

Se passaram um pouco mais de três anos entre o diagnóstico da nossa infertilidade e o início da nossa 1ª FIV. E nesse período nós conversamos muito a respeito das nossas reais chances com esse tipo de tratamento e se realmente valeria a pena investimos nosso tempo e dinheiro em algo tão incerto e chegamos a conclusão de que como essa é a nossa única alternativa de tratamento e já que conseguimos através de muito esforço levantar a quantia necessária para arcar com o tratamento não havia motivos para não tentarmos.

A dor do negativo de uma FIV não é mais ou menos dolorosa do que a dor de um negativo de um ciclo de tentativa natural. Quando se sonha com o filho o início de um novo ciclo menstrual é interpretado como mais um aborto daquele filho com quem tanto se sonha... a diferença consiste no fato de que na FIV você cria mais expectativas, investe muito dinheiro, dedica muita parte do seu tempo nas vivência de cada uma de suas etapas, e tem oscilações de humor mais frequentes e intensas devido a carga hormonal das medicações e a própria tensão inerente a um tratamento tão complexo e tão incerto.

Embora para quem esteja de fora pareça meio insano se insisti tanto em algo que aparentemente nunca irá acontecer, depois de muita pesquisa chegamos a conclusão de que não é bem assim... 

As nossas chances de engravidarmos com esse tipo de tratamento são bem maiores que as chances de um casal que não enfrentam problemas de fertilidade engravidarem naturalmente. Enquanto eles tem aproximadamente 18% de chances nós temos 50% e já que esses casais podem levar até 12 ciclos de tentativas para engravidar nós também podemos ter alguns ciclos de tentativas até conseguirmos de fato engravidarmos.

Logo, não há sentido algum acharmos que já está na hora de parar de tentar devido a essas três últimas transferências fracassadas... temos que nos conscientizar que esse é apenas nosso 2º ciclo de tentativa e de que nesse ciclo em especial pela infinita misericórdia do Senhor ainda temos a possibilidade de tentarmos mais quatro outras vezes (ainda restam sete ótimas sementinhas congeladas) e a parte dessas tentativas que nos restam ainda contamos com um Deus que é suficientemente poderoso para operar um milagre em nossas vidas na hora em que ele bem quiser.

Continuaremos então fazendo aquilo que propusemos em nosso coração. Iremos esgotar todas as nossas possibilidades e fazermos tudo aquilo que estiver ao nosso alcance fazer para que esse filho que tanto sonhamos venha para os nossos braços na certeza de que o Senhor ao seu tempo e da maneira que lhe apraz colocará em nossos braços esse filho que aguardamos a cinco anos e três meses...

16 comentários:

  1. Não desista! Deus vai cumprir a Sua promessa na vida de vcs! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. O milagre vai acontecer!!!!
    Estarei sempre aqui, torcendo por vcs!
    Beijoss
    Rose

    ResponderExcluir
  3. A caminhada é longa. Ninguém disse que seria fácil. Isso só ajuda a te fortalecer!!! Não desista!! Logo terá seu aguardado positivo e aí sua caminhada valerá cada tentativa.
    http://eu-quero-ser-mae-de-novo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A caminhada é longa. Ninguém disse que seria fácil. Isso só ajuda a te fortalecer!!! Não desista!! Logo terá seu aguardado positivo e aí sua caminhada valerá cada tentativa.
    http://eu-quero-ser-mae-de-novo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Quando a gente tem fé, o impossivel pode acontecer.
    Acredite.
    Deus vai cumprir a promessa que te fez.

    ResponderExcluir
  6. Fé é saber que o sol trará um novo amanhecer, fé é saber que Deus ouvirá as preces que eu fizer, como a semente a fé,plantada irá crescer, fé é a força que cresce em mim vencendo todo o mal!!! Beijos amiga!!!

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com seu post. Cada um sabe o limite de si mesmo e de seus sonhos.
    Sua hora vai chegar....tenho certeza disso! bjao

    ResponderExcluir
  8. É isso aí, não desista nunca.
    Quando eu li a entrevista dela, também entendi seus motivos para desistir de um sonho... mas assim como você, eu não vou desistir enquanto me houver possibilidade, um dia Deus vai vir ao nosso encontro e cumprirá sua promessa nas nossas vidas.
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Em breve a sua benção vai chegar! Estamos nas orações e na torcida.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Aplausoooooooooos!!!!
    Adorei o post. Quando a gente sonha de verdade não há nada que nos faça desistir, ainda mais servindo um DEUS maravilhoso como o nosso. FÉ!

    ResponderExcluir
  11. Ly

    Belas palavras, a caminhada é longa, tortuosa as vezes mas a vitória é certa!

    N deixo de torcer por vc e sei que a sua hora vai chegar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Não desista flor!

    Vai se cumprir!!!

    confia
    fique firme!!

    ResponderExcluir
  13. Que confiança linda, Deus a honrará Lyanna e na hora dele seu milagre chegará independente de como.

    ResponderExcluir
  14. Isso mesmo, amiga!!! Vc está no caminho do milagre!!!

    Tenho certeza que vc vai conseguir porque DEus é Fiel!


    Torcendo por vc!


    Bjs!
    http://conversasmulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu ñ desistiria era nucaaa!
    Nunca mesmo até ter meu sonhado filho em meus braços.
    E se acabasse o $$ pedia ao governo nem q fosse na justiça.
    Pedia ao Gugu, ao Silvio Santos, a Xuxa, a Lula, A Dilma, ao Barak Obama!
    Outro dia perguntei o q ela achava de escrevermos uma carta a Oprah!
    Ela é tao milionária e tão generosa!
    Venderia coxinha na praia, se ñ tivesse praia venderia docinhos, cosmetico, qualquer coisa digna,
    ñ sou de desistir fácil e perseverar é verbo pra gente forte e determinada!

    ResponderExcluir
  16. admiro muito a tua força de vontade!!!! Deus a honrará!!!!! Essa força não vem de vc mais sim de Deus! Continue e verás a Gloria de Deus em tua vida!!!

    ResponderExcluir

Sua visita e o seu comentário me deixam muito feliz! Volte sempre que desejar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...