terça-feira, 23 de novembro de 2010

Casamento é sinônimo de filhos?


Para muitos casamentos é sinônimo de filhos. Se casou o destino é ser mãe e pai. E se isso não acontece em um ou dois anos de casamento todo mundo começa logo a dar palpites. Mesmo antes de resolver ter filhos tinha um monte de gente querendo me convencer que já estava mais do que na hora de acabar com a lua de mel e encomendar de vez um herdeiro. Como se fosse algo tão simples assim...

Na época eu não me importava e fazia questão de deixar bem claro que só teria filhos quando me sentisse pronta para ser mãe e com um tempo eles pararam de tocar no assunto. Mas, foi só eu decidi ser mãe para vir uma enxurrada de bebes na família e eles voltarem a mencionar o assunto. 

No primeiro ano de tentativas eu ainda não me incomodava tanto com isso, apenas desconversava porque pretendia fazer uma surpresa a todos, mas ao longo desse segundo ano, confesso que esse assunto está me tirando do sério, pois por um lado não me sinto nenhum pouco a vontade para falar sobre a minha infertilidade e por um outro lado me sinto péssima a ser pressionada a ser mãe a todo custo.

Sei que as pessoas não nos pressionam para ter filhos por mal, mas elas bem que podiam se tocar que a gente não gosta de falar sobre o assunto já que estamos sempre desconversando. E cá para nós, mesmo que nós ainda estivéssemos evitando filhos isso não seria da conta de ninguém. A decisão de ter filhos ou não só compete ao casal!

6 comentários:

  1. sim Polly nem td mundo q casa tem filhos, mas a sociedade nao entende isso, ne?
    Minha familia demorou um pouco pra entender o pq ainda nao tinhamos filho, mas qdo eles souberam do problema existente, pararam de nos "perseguir", mas infelizmente os amigos nao sabem da verdade e sempre nos atolam de perguntas.
    Espero q vc encontre um meio termo pra esse tipo de persistencia!

    Obrigada pela sua msg! bjs

    ResponderExcluir
  2. por sorte meus pais sao tranquilos em relaçãoa isso. Eles ficaram 5 anos casados e sem filhos. Eu estou indo pro 4º ano. quero ter e to ansiosa, mas decidi curtir acada momento ao lado do maridão sem neuras!
    beijocas

    ResponderExcluir
  3. Pois é, quando namoramos, todo mundo cobra o casamento, quando casamos, cobram o primeiro filho, quando nasce o primeiro, cadê o segundo... e assim vai...
    É bem difícil. A infertilidade ainda é tratada aos cochichos, nas perguntas mais ou menos maliciosas (ela não pode ter filhos?) e entre as pessoas mais chegadas, com expectativa. No começo não falamos mesmo, mas depois começamos a falar até para nos deixarem em paz. Enfim. Não tem solução. Pois quando encaramos alguma dificuldade em ter filhos, ficamos sensíveis e os comentários machucam...
    Vc tem razão no seu tópico: casamento não é sinônimo de filhos, assim como famíla não existe só quando os filhos nascem... vc pode ter uma família só vc e seu marido...
    Enquanto isso, procure relaxar, falar que não está pensando nisso ainda, ou, o que normalmente não gera protestos irados: "quem sabe, não? está na mão de Deus..."
    E boa sorte para vc, futura mãe! Enquanto isso, curta sua família que é completa já antes da chegada dos bebês, ok?

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Pois é...primeiro enchem o saco da gente perguntando sobre o casamento, casamos...
    Depois enchem o saco para termos um filho...tivemos
    Acredita que já tem gente me perguntando quando vou arrumar outro?! Já dou uma resposta atravessada que a pessoa sai até bamba! Sem paciência!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Eu sei como isso é complicado, eu em particular, não tenho desejo de ser mãe não, e nem acho que o destino de todos que se casam e gerar filhos, acho isso uma mdecisão extremamente particular do casal.


    bjinhuh

    ResponderExcluir
  6. Te confesso q quase endoidei. Tinha uma pessoa q sabia do meu problema e insistia em me magoar pressionando pra q eu engravidasse. depois de muito chorar meu marido tomou a atitude de ir falar com a pessoa pra parar com aquilo.
    Desde então a pessoa se tornou minha defensora contra os q vinham me pressionar.
    Ai, é muita pressão mesmo.
    Tem uns q já perguntam na festa de casamento: "Pra qndo vem o bb?"

    Só tendo paciencia mesmo.

    ResponderExcluir

Sua visita e o seu comentário me deixam muito feliz! Volte sempre que desejar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...