quinta-feira, 3 de abril de 2014

Histórias de infertilidade me inspiraram a fazer a minha parte enquanto espero por um milagre...


Passo mais horas do dia lendo relatos de mulheres que enfrentam dificuldades para engravidar do que conversando pessoalmente com pessoas do meu convívio social. É que lendo esses relatos eu não me sinto tão anormal como me senti no dia em que descobri que era humanamente impossível conceber um filho naturalmente...

Sempre soube que a maioria dos casais são férteis, mas não fazia ideia de que a infertilidade afeta aproximadamente 20% dos casais e a descoberta que fazia parte desses 20%, quando sonhava ardentemente em gestar em meu ventre um filho, foi  a princípio bastante dolorosa e assustadora. 

Isso provavelmente se deu pelo fato de conhecer pouquíssimos casos de infertilidade entre familiares e amigos mais chegados. Dos três casos que chegaram ao meu conhecimento dois foram solucionados sem qualquer intervenção médica. A saber o de uma grande amiga que engravidou naturalmente, por duas vezes consecutivas (no seu segundo e terceiro ano de casamento) e de uma cunhada, que após dois abortos espontâneos teve duas gestações extremamente tranquilas e saudáveis que culminaram no nascimento de duas crianças lindas e saudáveis (Déborah Leila e Davi Amós). Já o terceiro caso (de uma prima) não dá para saber ao certo se teria ou não solução, pois por escolha própria, ela se recusou a buscar ajuda de especialistas e optou por transferi o amor dos filhos, que por um tempo gestou em seu coração, para seus dois sobrinhos.

Diante disso, não sabia muito bem o que esperar em relação ao meu caso de infertilidade... imagina que talvez até viesse a ser presenteada pelo Senhor com um filho, da mesma forma milagrosa que a minha amiga e a minha cunhada foram presenteadas, mas bem lá no fundo tinha convicção de que não seria tão forte como a minha prima ao ponto de abri mão de um sonho sem ao menos tentar algum tipo de tratamento...

Lê histórias de pessoas reais, que também fazem parte desses 20%, que travam a meses, ou até mesmo anos, uma luta incessante contra a infertilidade faz com que eu olhe para o meu problema real de infertilidade com um outro olhar. Eu não sou uma aberração e nem tão pouco uma coitadinha que teve a infelicidade de ser incapaz de gerar um filho e muito menos sou uma pobre infeliz que recebi um castigo divino. Eu simplesmente faço parte de uma minoria de pessoas que tem dificuldades de conceberem filhos naturalmente e, no meu caso particular, se quiser tratar das causas da minha infertilidade tenho que recorrer a ajuda de médicos especializados em reprodução humana (infertileutas).

Contudo, sei que mesmo as técnicas mais avançadas em reprodução humana não garantem que terei em meus braços o filho que gesto em meu coração, mas, como a maioria das pessoas que dividem com o mundo a dor de não poder gerar uma criança naturalmente, não pretendo ficar de braços cruzados vendo o tempo passar e levar junto consigo a possibilidade de pelo menos tentar um tratamento... estou fazendo a minha parte e sei que o Senhor é quem fará o impossível por mim!

Ps: 20% é apenas um dos inúmeros percentuais que estimam a quantidade de casais que enfrentam a infertilidade, mas essa porcentagem varia muito. Algumas pesquisas apontam que esse percentual é de  5 a 10%, outras de 8 a 15%, outras afirmam que no Brasil é de 15% e pouquíssimas apontam um percentual de 30 ou 35%. Essa variação está intrinsecamente relacionada ao local e a população em questão.

11 comentários:

  1. Sabe. Tento engravidar há 2 anos e a 4 meses e todos os exames que fizemos deram normais. Falta fazer a temida histero...
    Eu não sei o que pensar sobre o nosso caso,acredito ser o tempo de Deus que ainda não chegou. Mas, sempre que escuto relatos de pessoas que demoraram pra engravidar mesmo não tendo nenhum problema, isso me dá forças. Também adoro saber de histórias assim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. amiga também aprendi muita coisa também nessa caminhada
    li muito relatos e assistir muitos vídeos.
    E sei que muitos tratamentos avançados podem não adiantar
    mais sei que Deus pode atuar e
    estar atuando em sua vida
    esforça-te e tem bom animo
    o Senhor estar a guerreia por ti
    Lindo Dia
    beijokas da Nanda

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  3. Oi flor tbm passo grande parte do meu dia lendo relatos e descobrindo formas que irão me ajudar nessa caminhada,Vamos conseguir flor o nosso Deus é um Deus do Impossivel na hora certa nosso milagre estará em nossos braços.

    Bjinhos ♥

    ResponderExcluir
  4. terá a sua chance logo logo!!!
    Com certeza Deus não esqueceu de ti!!! Ele está preparando o seu melhor presente !!!Torço por isso! E claro , torço para que venha bem, com saúde para preencher o vazio ...aumentando a sua famíia !!!
    eu-quero-ser-mae-de-novo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. terá a sua chance logo logo!!!
    Com certeza Deus não esqueceu de ti!!! Ele está preparando o seu melhor presente !!!Torço por isso! E claro , torço para que venha bem, com saúde para preencher o vazio ...aumentando a sua famíia !!!

    ResponderExcluir
  6. O que eu percebo também, Lyanna é que muitas pessoas passam pelo tratamento e não contam. Algumas escondem (não sei ao certo, porque). Depois de fazer o tratamento e as vezes me abri com algumas pessoas elas me confessaram que fizeram o tratamento também. Eu acho que esse número de 20% nem representa a realidade. Olha, só proximas de mim eu conheço 7 pessoas que fizeram. Dessa 7 só 2 contam pra todo mundo. Mas, concordo com você que ler outras histórias ajudam demais no nosso processo. beijos

    ResponderExcluir
  7. Acho que o grande problema é que a maioria das pessoas tem problema (acho que bem mais que 20%), fazem tratamento mas não contam. E ai nós ficamos achando que somos as únicas inferteis do planeta. No meu circulo de amizade conheço pelo menos 7 pessoas que fizeram tratamento. E só 2 contam isso para todo mundo. É triste. Mas, é a realidade. Mas, concordo com você. É muito bom ler a história dos outros. Faz com que tenhamos esperanças. Fora as amizades virtuais que são muito bacana. beijos - M

    ResponderExcluir
  8. Tenha certeza que seu milagre vai chegar, é isso ai, Lute pelo seu sonho, esse lindo sonho de ser mãe...
    Eu sei o quanto doi, sei a dor da infertilidade, mais posso e garantir q toda nossa luta vale a pena, hoje carrego em meu ventre o meu milagre, e se sentir mãe é maravilhoso! Eu torço e rezo todos os dias para q todas q passam por isso possam ter seus milagres! Tenha Fé , vc vai conseguir.. Logo estarei aqui lendo o relato do seu milagre :)

    ResponderExcluir
  9. Também aprendi muito com relatos de pessoas que passam pelo mesmo que nós, sabe quando soube que maridex e eu não eramos "normais" achei que seriamos os únicos nesse mundo que enfrentaríamos esse problema, mas depois fui conhecendo outros muitos casos e me inspirando em cada história, acredito que isso que me deu força pra lutar....
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. ""Não desista não pare crer,
    Os sonhos de Deus jamais vão morrer".

    Tenha um bom fim de semana.


    eneide:

    ResponderExcluir
  11. sempre bom ler relatos de pessoas que buscam o seu sonho....vc vai conseguir o seu....sei disso...Deus e com vc!!!

    ResponderExcluir

Sua visita e o seu comentário me deixam muito feliz! Volte sempre que desejar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...