sexta-feira, 20 de março de 2015

Uma dúvida que irei carregar para o resto da vida...


Eu não estou sendo 100% honesta quando afirmo que tive quatro falhas de implantação em cinco TECs (transferências de embriões congelados). Na realidade é bem provável que nessa minha última TEC eu tenha sofrido uma gravidez química. É isso que consta no meu prontuário lá na clínica.

O sangramento no dia 8º após a TEC e o valor 5,0 ao invés de um valor de hCG não identificável (como aconteceu nas minhas 3 primeiras falhas de implantação) sugerem que tenha havido uma gravidez química (pelo menos um dos meus embriões se implantou, mas não se desenvolveu).

Mas, como nem mesmo a médica pode afirmar com 100% de certeza que isso realmente aconteceu, eu achei preferível encarar o ocorrido com mais uma outra falha de implantação. É bem mais simples falar no blog sobre quatro falhas de implantação e um aborto retido após 5 TECs  do que falar sobre 3 falhas de implantação, um aborto retido e uma gravidez química.

A gravidez química após o aborto retido levanta alguns questionamentos que continuam sem respostas e induzem a algumas conclusões que não alteram em nada o que aconteceu e a forma como eu pretendo proceder nas minhas próximas tentativas.

Quando eu optei por segui por esse caminho em busca da concretização do meu sonho eu impus para mim alguns limites e decidi assumir alguns riscos a mais do que geralmente se assume quando se opta por fazer uma FIV (fertilização in vitro).

Se a causa dessa minha possível gravidez química foi a mesma que provocou o meu aborto retido, ela poderia ter sido evitada caso eu tivesse concordado que fosse feito biópsia nos meus embriões restantes e que fossem sido "descartado"s todos aqueles que tivessem alterações cromossômicas. Mas, por outro lado ao invés de me lamentar pela perda de mais alguns embriões eu estaria pensando insistentemente que talvez tivesse negado a esses embriões cromossomicamente alterados a possibilidade de  virem a existência apesar de suas alterações.

Na tentativa de não falar sobre isso aqui no blog, para não ser mal interpretada, eu me silenciei em relação a essa possível gravidez química. Mas, resolvi romper o meu silêncio porque um sonho que tive na noite anterior ao dia da realização do Beta hCG não sai dos meus pensamentos...

O sonho em si é assunto para uma outra publicação porque nessa eu lá me prolonguei demais.

12 comentários:

  1. Faz aquilo q teu coração mandar no fim tudo é como tem que ser a Vitória É certa e está mais perto do que nunca. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que tenho feito Ju... e sei que no tempo certo a minha vitória chegará!!! Obrigada pelo carinho de sempre!!! Beijos!!!!

      Excluir
  2. A gravidez química é algo difícil mesmo de assimilar... Acho que tive uma esse mês... Um risquinho vermelho no D12, alguns outros sintomas, e a descida da M dias depois sem nenhum sinal que geralmente a antecede. Mas não há como provar... Somente confiar na vontade de Deus... Um bjo, Ly.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Kiki, é algo que realmente não teremos como provar, mas independente de termos ou não vivido uma gravidez química nós temos mais é que nos agarrarmos a esperança de que Deus fará o milagre da vida brotar em nossos ventres e que no tempo certo nós embalaremos em nossos braços o(s) filho(s) que tanto desejamos!!!! Beijão!!!!

      Excluir
  3. Lyanna, Deus fala comigo em sonhos, ou quando estou naquele estagio dormindo meio acordada, sabe?!? Eu creio sim nessa comunicação.

    Eu acho que você está certa em seguir com os seus princípios. Não podemos caminhar sem deixar de ser o que realmente somos.
    BJ no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é Maira... Deus já falou comigo nessas duas situações também. Talvez ele tenha falado mais uma vez no sonho que vou relatar na minha próxima publicação, eu é quem provavelmente não fui sensível a sua voz.
      No mais, muito obrigada por me apoiar em relação a seguir com os meus princípios. Beijão!!!!

      Excluir
  4. Olá achei muito lindo seu blog! Quero acompanhar sua jornada e torcer com vc! Dá uma passadinha lá no meu e conheça também! Beijos!

    http://caixinhosdamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Talita!!! Volte sempre que desejar!!!! Quando tiver um tempinho passo no seu blog para conhecê-lo. Beijos!!!

      Excluir
  5. não fike tão preocupada com isso tudo as falhas acontecem Deus não dar fardo a qual a gente não possa suportar, o fato de vc ser mãe vai acontecer no tempo de Deus para sua vida e vc vai ver que tudo isso valeu a pena acredite nisto confie em deus pois é Ele que te dara o seu bb bjs siga firme no seu sonho pois todos podem não acreditar e ate duvidar dele mais a única pessoa que não pode é vc pq o sonho é seu então lute por ele e vc verá ele se realizar em nome de Jesus.
    Barbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Barbara!!! Eu realmente creio que algum dia eu serei mãe. Obrigada pelo apoio de sempre!!! Beijos!!!

      Excluir
  6. Amiga querida... Eu pensei muito antes de resolver a biópsia dos meus embriões, tive sérias dúvidas em fazer. Vc sabe como eu sou religiosa e temente a Deus, mas conversei com meus sábios mestres e a conclusão que chegamos foi a que Deus nunca permitiria que a medicina avançasse ao ponto de conseguiu realizar estudo genético se não pudessemos usufruir de tais desconbertas. Meus embriões tem alterações inviáveis a vida... Não precisarei fazer a escolha das suas vidas, mas eu entendi que eles são celulas, irão para pesquisa de células tronco ajudar a salvar vidas. Isso me deixa tranquila e orgulhosa deles.
    Beijoooo!
    Cata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cata, minha questão em relação a biópsia dos meus embriões vai além de questões religiosas. Você certamente fez a escolha certa e tem mesmo que ficar em paz com a escolha que fez. Eu não conseguiria ficar em paz se tomasse a mesma decisão porque já trabalhei em instituição que atende pessoas com as mais diferentes síndromes e atualmente trabalho em escola inclusiva que recebe alunos com diferentes síndromes também, inclusive tem uma aluna na minha escola que tem apenas um cromossomo x como a "minha Sofia"... sempre me envolvo emocionalmente com as histórias de superação dessas crianças e das suas famílias e por mais que saiba que há alterações cromossômicas incompatíveis com a vida em mim sempre restaria a dúvida de que talvez se os meus embriãos cromossomicamente alterados tivessem vindo para o meu ventre pudessem vir a existência e eu realmente não conseguiria conviver em paz com essa dúvida.
      Beijão!!!!

      Excluir

Sua visita e o seu comentário me deixam muito feliz! Volte sempre que desejar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...