quarta-feira, 19 de março de 2014

Esclarecendo alguns pontos da publicação anterior...


Minha próxima publicação já estava escrita em rascunho e hoje eu retornaria aqui apenas para torná-la pública, mas percebi através dos comentários que dei a entender que fui vítima de preconceitos por ter recorrido a uma FIV (Fertilização in Vitro) a fim de realizar o meu sonho de maternidade e por isso vou deixá-la em rascunho por mais alguns dias e esclarecer alguns pontos sobre a minha publicação anterior.

Primeiramente eu nunca fui vítima de preconceitos (pelo menos de forma declarada) por ter optado por uma FIV. Mesmo porque, amigos e familiares não fazem ideia de que estou em tratamento (eles sequer sabem que estou tentando engravidar). As únicas pessoas que sabem do meu tratamento são vocês que acompanham a minha história de infertilidade através da leitura do meu blog e as colegas de trabalho, porque como expliquei em uma outra publicação, me vi obrigada a contar sobre o tratamento devido as minhas constantes ausências no trabalho. Todos lá da escola (local de trabalho)  já estavam começando a desconfiar que eu estava com um problema muito sério de saúde.

O motivo de abordar pela segunda vez essa mesma temática (preconceitos em relação a FIV) é que alguns conhecidos em conversa informal comigo, talvez por desconhecerem que eu estou em processo de FIV, externaram opiniões contrárias a esse tipo de procedimento sustentando o seu posicionamento em argumentos muito frágeis e que revelam um total desconhecimento sobre a questão em foco.

Uma colega, que inclusive tem problemas de fertilidade, afirmou ser contrária a qualquer tipo de procedimento em Reprodução Assistida porque na sua visão eles são contrários aos ensinamentos bíblicos. Segundo ela, somente Deus tem o poder de dar vida a outras vidas e é um absurdo que os homens estejam querendo deter esse poder em suas mãos. Já uma outra colega argumentou que se tivesse problemas de fertilidade jamais faria uma FIV porque acha que é uma perda de tempo e de dinheiro. Segundo ela Deus faz engravidar quem ele quer na hora que ele quer e não precisa de ajudinha nenhuma para isso.

Pelo que vocês podem perceber tanto uma visão como a outra estão carregadas de preconceitos em relação a um procedimento que elas tem pouco conhecimento sobre ele. Não acho que a FIV é uma opção válida para todos os casais que enfrentam problemas de fertilidade e entendo que alguns casais, mesmo que tenha ela como única opção viável de tratamento, não optem por ela, pois certamente existem outros motivos que levem um casal a descartá-la. Contudo, acho muito importante que a escolha desses casais não estejam fundamentadas nesses mesmos argumentos. E que os casais que optarem por uma FIV não sejam julgados com base nesses argumentos.

Em relação ao que se fazer posteriormente com os embriões excedentes desse tratamento que foram congelados, essa é uma questão estritamente pessoal (existem algumas opções que serão esclarecidas pelo médico que fará a FIV). Mesmo porque, se o casal quiser não precisa ter embriões excedentes. Ele tanto pode optar por congelar os óvulos da mulher e ir fertilizando eles aos poucos (nesse caso o investimento financeiro é maior) como pode estimular um número reduzido de óvulos para serem utilizados de uma única vez (não dando certo a mulher passará por todo o processo novamente e o casal terá que desembolsar a mesma quantia de dinheiro investida se desejar tentar novamente).E mesmo no caso do casal optar por correr o risco de ter muitos embriões excedentes pode (assim como eu e meu esposo) se dispor a transferir todos embriões congelados em ciclos posteriores e se arriscar a ter uma família bem grande.

10 comentários:

  1. Cada um tem sua propria opiniao...eu respeito...mais sinceramente nao entendo...Deus deixou a medicina para nos ajudar...e acredito que a fertilizaçao e um caminho que Deus deixou para mulheres que tem suas dificuldades....tudo abençoado por ele....e a minha opiniao....bjs

    ResponderExcluir
  2. é complicado viu, mas eu acredito que a medicina é um dom de Deus!
    Penso assim que só vamos ter nossos bebes quando for da vontade de Deus, temos que fazer tudo o que for possível e no impossível Deus agira, tem casos de FIV que dão certo de primeira e outros não, eu acredito que quem toma a decisão final é Deus, mas que sim devemos fazer tudo que estiver a nosso alcance e no momento certo Deus permitira a vinda dos nossos bebes!
    Tem meninas que no primeiro mês com indutor e com problemas engravidam, e tem outras como eu que fiz 6 ciclos e não consegui, não sei se consegui me expressar bem, mas é isso que penso, temos que fazer o possivel e orar muito para nossa vontade para nossas vidas seja a mesma de Deus!

    ResponderExcluir
  3. O Importante é vc realizar seu sonho e ser mãe.
    também estou me esforçando para emagrecer para engravidar. criei um blog, depois veja
    http://bellawantstobeamom.blogspot.com.br/
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Mas é claro que tudo é da vontade de Deus, mas tem situações que nós humanos temos que fazer a nossa parte. Infelizmente existe pessoas que desconhecem do tratamento e falam o que não devem.
    Mas fique firme, já já seu ice baby vai estar ai e só vai querer sair depois de nove meses!!!
    Bjos,
    Rose

    ResponderExcluir
  5. Para ser sincera se eu tivesse com dificuldade da forma natural, faria sim! Colocando Deus na frente, pois Ele da sabedoria e conhecimentos aos homens.
    Sobre os embriões excedentes minha visão seria utilizar todos, meus que corresse o risco de ter muitos filhos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. amiga sim acho para esse comentários ficaram bem esclarecidos,
    só vi que elas esqueceram algo muito importante,não importa o vaso que Deus vai usar nem o método para te dar um milagre vemos na Bíblia varias maneira usada por Deus para fazer um milagre, sabemos que apenas uma palavra e o milagre seria feito
    fazer o seu possível é o que Deus quer de você
    o impossível só Ele pode fazer
    Lindo Dia

    beijokas da Nanda

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  7. amiga sim acho para esse comentários ficaram bem esclarecidos,
    só vi que elas esqueceram algo muito importante,não importa o vaso que Deus vai usar nem o método para te dar um milagre vemos na Bíblia varias maneira usada por Deus para fazer um milagre, sabemos que apenas uma palavra e o milagre seria feito
    fazer o seu possível é o que Deus quer de você
    o impossível só Ele pode fazer
    Lindo Dia

    beijokas da Nanda

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  8. Eu tb acredito que o conhecimento para a medicina vem de Deus e deve ser usado para beneficio do homem, benefício já quer dizer tudo,para o bem!!!Que coisa mas linda é desejar ser pais nessa terra!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Nossa encantada com o blog!!! completo!!! parabéns!!! fiquei até com vergonha de pedir pra vc passar no meu!!! estou aqui lendo tudo! muita informação excelente!! já estou seguindo!
    se vc quiser passar no meu e me dar umas dicas eu agradeço!!!! bjs linda

    http://elefazdaesterilalegremaedefilhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii! amiga tbm publiquei sobre esse assunto, mas ao contrario do que vc está falando aqui, queria que vc desse uma passadinha lá, não é nada pessoal, e não foi um post direcionado a vc apesar de eu ter colocado seu nomezinho lá! tá, mas é uma expressão dos meus sentimentos, sobre esse assunto, queria deixar tudo bem claro, bem explicadinho, não sei se consegui ser objetiva e clara, mas tentei, por meu lado, não quero criar debates, quero apenas q vc saiba oque eu senti ao ler seus posts, que falavam sobre esse assunto, já ouvi muitas coisas amiga, das pessoas ao meu redor, e chorei muito, depois passei a não me importar mais com isso, mas é um assunto complicado que machuca muita gente! então queria apenas dizer oque eu penso tá! mas não quero te ofender de maneira nenhuma, pois te admiro e vc já teve alguns comentários meus aqui no seu cantinho, onde eu sempre fui muito carinhosa! então passei pra te dar esse recadinho e mandar um abraço.. bjus e não briga comigo rsrsrssrs

    ResponderExcluir

Sua visita e o seu comentário me deixam muito feliz! Volte sempre que desejar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...