quarta-feira, 23 de abril de 2014

Desconversando sobre a infertilidade...


Passado os dois primeiros anos do nosso casamento a família e os amigos passaram a nos "cobrar" um filho. Essa cobrança não nos incomodou até descobrirmos que realmente não poderíamos ser pais de forma natural...

Como optamos por omiti isso de todos os familiares e amigos mais próximos a cobrança ainda persiste, mas hoje a gente lida bem melhor com essa cobrança do que na época em que fomos informados da nossa incapacidade de gerarmos um filho de forma natural. Já não dói tanto porque em nossos corações habita a certeza de que Deus ao seu tempo irá nos presentear com o filho dos nossos sonhos, quer seja naturalmente ou  através de intervenções na área de Reprodução Humana.

Eu porém fui surpreendida nesse feriadão com a cobrança do meu sobrinho de 12 anos. No momento em que brincava com ele e os seus irmãos ele parou o que tava fazendo olhou fixamente para mim e disse: " Eu quero um primo!" Me fiz meio de desentendida e argumentei que ele já tinha uma monte de primos, logo não fazia o menor sentido ele querer apenas um primo. Ele então contra argumentou que queria um primo nascido de mim e eu não soube mais como continuar aquela conversa...

Estou acostumada a desconversar com os adultos sobre esse assunto, mas não esperava ter que desconversar também com um menino de 12 anos. Acho inclusive que ele notou o quanto fiquei desconcertada. Voltamos a brincadeira sem falarmos mais uma única palavra sobre o assunto.

Não sei até que ponto omiti o minha infertilidade tem me trazido algum tipo de benefício... as vezes sinto que falar abertamente sobre o assunto com todos diminuiria a cobrança, mas por outro lado, poderia abrir brechas para que todos começassem a me bombardear com questionamentos, sugestões e comentários indesejados. Na dúvida, é melhor que tudo continue como está. Minha novela de infertilidade continuará sendo relatada unicamente nesse "meu mundinho virtual".

12 comentários:

  1. Amiga Lyanna sei bem o que sentiu e como se sente em relação a isso, já até relatei la no meu blog a situação, desejo muita força pra nós e que em breve possamos falar de "cara aberta" pra todos que estamos grávidas e o primo/sobrinho/neto vai chegar em breve...
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Vai dar tudo certo.
    Isso realmente é um pouco complicado de se explicar.
    Quem vive o drama de FIV...etc etc..sabe que não foi fácil entender.. imagina pra explicar então...Mas tenho certeza de que logo terá seu positivo.

    ResponderExcluir
  3. oie amiga ...eu não entendi o tag que vc me falou.... bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Ai, Ly que dificil, né? Eu também prefiro falar sobre isso no mundo virtual, tanto que nem me identifico muito. Mas, confesso pra você que já contei pra bastante gente e me fez um bem tão, tão, tão grande. Mas, realmente existem pessoas sem noção que podem te entristecer com comentários ridiculos. Mas, isso aconteceria com qualquer assunto não somente com a infertilidade. Então, pense e peça uma resposta a Deus. As vezes é melhor guardar segredo. As vezes é melhor contar. Ele vai te dizer como você deve se comportar e te dar mais forças pra passar por tudo isso. beijos

    ResponderExcluir
  5. Logo tudo isso terá fim e vc cantara sua vitória ,seu milagre, seu filho(a).

    ResponderExcluir
  6. Essa decisão nao é facil. Eu contei para pouquíssimas pessoas, pq estava complicado esconder e não me arrependo.
    Acho que depende muito de como é sua família, seu circulo de amigos. No meu caso, aconteceria exatamente o que vc falou: perguntas, duvidas se o filho é nosso mesmo e demais coisas absurdas. Alem disso, estaria expondo um problema que mexe demais com meu marido.
    As duas vezes que contei pq queria me abrir, compartilhar, ter forca e energia positivas dos outros, ouvi coisas horríveis e fiquei péssima.
    Nao tive apoio e ainda passei raiva.
    Mesmo tendo um orgulho danado de ter enfrentado a luta, de poder dizer que a gravidez foi um milagre de Deus e querer gritar para o mundo, não vejo o mundo preparado para ouvir.
    Acho que essa decisão é so sua mesmo. Não condeno quem conte, mas tb entendo que não conte.
    Seu positivo vira e isso se tornara secundario.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lyanna, bom dia!! Não pense que só você se sente assim...rs! Meu marido e eu APARENTEMENETE podemos gerar um filho e mesmo assim nós omitimos essa vontade dos demais, acho que você está certa, isso é um problema seu e do seu marido, clar que ter uma pessoa para conversar sobre isso é bom sim! Até te aconselho a fazer isso, mas que seja alguém de confiança, amiga de verdade!

    Estou na torcida por você!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu descobri ontem na consulta que TALVEZ não posso gerar um filho naturalmente, contei para os meus pais que são as pessoas que merecem saber. Nos deram muita forças.
    Olha amiga não é fácil pensar nessa possibilidade, mas graças a Deus que ainda tem os tratamentos para nos ajudar. Quero muito que seja uma desconfiança falsa do médico, mas já estou preparando meu psicologico para tudo. A família por aqui ja começaram cobrar também, eu dou um sorrisinho amarelo e respondo: só Deus sabe quando virá.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Puxa, Lyanna... Contar pra sua família teria um lado bom e um ruim. Mas me parece que você prefere continuar sem contar, e eu totalmente entendo e deve ser melhor mesmo. E olha que legal que você tem este espaço aqui (mesmo que virtual), em que você pode desabafar, ser ouvida e ganha aqui tanta força de tanta gente, pra continuar lutando!
    Beijos, Rita

    ResponderExcluir
  10. Acho q e melhor cobrança não ajuda em nada estou aqui com vc orando sempre vem bb!bjs!

    ResponderExcluir
  11. amiga tem te trazido uma paz
    por ter contado sobre a nossa
    ouvi muitas piadas
    bewstas sabe
    então se pudesse voltar ao tempo não teria contado nada
    Nanda
    beijokas
    Linda Noite
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  12. Ola Lyana, acompanho seu blog faz tempo e torço mto pelo seu positivo. Principalmente pq passsei por isso durante 4 anos da minha vida. Meu marido fez quimioterapia e nenhum medico nos deu esperanças de termos um filho de forma natural ou se quer com os espermatozoides dele.
    Ao contrario de vc não consegui esconder de ninguem nossa situação pq não conseguiria viver com a cobrança sem expor o real motivo de ainda não termos um baby.
    Te digo que foi bom pq recevemos mto qpoio e foi ruim pq tb ouvimos mta coisa sem noção, de uma minoria, mas ouvimos.
    Enfim.....o que queria te contar é que hj tenho uma bebe de quase 3 meses que chegou de forma natural surpreendendo a todos e mostrando o poder de Deus para aqueles que acompanharam nossa historia.
    A vantagem de dividir essa fase chata (sim é uma fase, acredite.)? É que quando o milagre acontece ajudamos muito quem passa por qualquer provação nessa vida aunentando a fé das pessoas.
    Claro q essa é a minha forma de enxergar as coisas, mas talvez ajude vc a querer contar para alguém proximo. Assim as torcidas só vão aumentar para que o baby de vcs cheguem logo. :)
    To aqui na torcida sempre!

    ResponderExcluir

Sua visita e o seu comentário me deixam muito feliz! Volte sempre que desejar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...