sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Um futuro incerto...


Eu nunca me sentir tão perdida em relação a qual será o meu próximo passo nessa minha jornada rumo a maternidade desejada... sempre depois de um negativo eu redirecionava os meus passos e definia com clareza o que eu poderia fazer no ciclo seguinte, mesmo que fosse esperar unicamente por um milagre.

Mas, agora que estou tendo que lidar não mais com a frustração de um negativo e sim com a tristeza de um aborto retido eu não sei ao certo se estou preparada para uma nova gravidez, pois não quero que o medo de reviver um novo aborto me impeça de curtir o próximo bebezinho que irei gestar em meu ventre.

O fato de ter que esperar pelo menos dois meses antes de tentar uma próxima gravidez até me dar um certo alívio, pois espero até lá já está completamente refeita para tentar uma outra vez. Mas, confesso que no momento a possibilidade de tentar uma outra vez causa palpitações ao meu coração.

Estou muito cansada de consultas médicas, exames constantes, medicações e procedimentos ambulatoriais e hospitalares. Mas por outro lado, me conhecendo da forma como me conheço, sei que se der uma pausa para descansar de tudo isso não terei mais coragem para enfrentar uma nova maratona dessa por um bom tempo e temo que os meus outros cinco embriãozinhos fiquem "esquecidos" por tempo demais lá na clínica.

Eu não posso me esquecer que já não sou tão nova, quanto era na época em que decidi engravidar, e que a medida que os anos avançam a minha fertilidade tende a ficar ainda mais comprometida.

Aos 32 anos e com o meu atual quadro clínico eu ainda tenho 50% de chances de engravidar nas minhas próximas TECs (transferências de embriões congelados), mas não vai demorar muito para que as minhas chances diminuam...

Claro que a minha confiança está depositada em Deus e sei que mesmo que não me reste mais 1% de chances de engravidar ele é suficientemente poderoso para operar um milagre em meu ventre. Mas, já que o caminho que tenho trilhado de maio do ano passado para cá tem sido com o auxílio de técnicas de Reprodução Assistida não vejo motivo para dificultar ainda mais uma possível gravidez por meio dessas técnicas.

Eu não sei ao certo o que o futuro me reserva, mas espero que em breve o Senhor ponha um ponto final nesse capítulo de infertilidade da minha vida e enquanto isso eu me contento com as pequenas felicidades que ele tem me proporcionado todos os dias e descanso em todas as promessas que ele me fez!

20 comentários:

  1. Calma... respire... essa pausa pode fazer com que enxergue melhor os seus próximos passos... Tudo no seu tempo... Tenha fé !! Sua hora vai chegar e logo estará com seus babys no ventre.
    http://eu-quero-ser-mae-de-novo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu creio Janete!!! obrigada pelo carinho de sempre!!! Bjos!!!

      Excluir
  2. Oie amiga querida. Como vc está ????.. me afastei um pouco das redes sociais. .. voltei com o blog e o face... dae esqueci o email e fiz outro rsrsrsr.... Me acompanha la no meu novo bloguinho ok
    www.meubloguinhoeeu.blogspot.com .... bjus se cuida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou bem querida e já estou seguindo teu novo cantinho. Bjos!!!

      Excluir
  3. Lyanna, fiquei muito triste quando li sua postagem, tinha tempo que eu não entrava no blog e não sabia que tinha acontecido isso. Não tenho palavras diante de tudo isso. Mas se fortaleça e não desista, o medo a gente sente, principalmente quando já passamos por algo ruim, mas temos que vencer esse medo e acreditar que tudo será diferente na próxima tentativa.
    Como você mesma disse, aproveite essa pausa de 2 meses, para se fortalecer, refletir e acredite que Deus esta contigo e que tudo será diferente na próxima tentativa !
    Fica com Deus guerreira, força e fé !
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada janaína!!! Por maior que seja os meus medos certamente eles não irão me paralisar!!! Logo, logo estarei pronta para tentar uma outra vez!!! Bjão!!!

      Excluir
  4. Oi Lyanna, eu te entendo bem. O medo é terrível e o trauma toma conta da gente mesmo.
    Vc fez exame de trombofilia? Participo de um grupo sobre o assunto em que muitas mulheres descobriram so depois que perderam seus bebês. Eu tenho mutação e faço uso da heparina, justamente pra evitar um aborto.
    Querida, quem sabe não seja uma boa hora pra procurar uma terapeuta. Faço terapia a quatro anos e te falo que me ajudou muito a ser a pessoa que sou hj. Acho que te ajudaria muito, trabalhar seus medos com vc.
    Dê o tempo que vc precise, acalme seu coração e tenha certeza que vai dar tudo certo.
    Estarei rezando sempre por vcs!!
    Beijocas,
    Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, eu investiguei trombofilia antes mesmo da minha 1ª FIV e em relação a isso está tudo ok. Nem hereditária e nem adquirida. Obrigada pela dica da terapia, se senti necessidade com certeza farei. Bjão!!!!

      Excluir
  5. Lyanna, procure ajuda psicológica e procure um profissional q seja evangélico.
    Acontece mas existem relatos de perdas seguidas de conquistas.

    Conheces a vacina do marido?
    Já citei aqui uma outra vez!

    A sensibilidade está a flor da pele de una mãe q vive um choque desses totalmente aceitável.
    Se for necessitar de um tempo maior, planeje esperar mais um pouco.
    Tenha em mente apenas bem claro...
    Se ñ seguir tentando, tvz ñ dê um passo a frente.
    Temos e precisamos vencer nossos medos por piores e maiores q eles possam se apresentar, na vitória eles caem por terra e só existe vitória pra quem tentou, ou lutou, ou deu um passo a mais.
    Vc trabalha na rede estadual, ñ poderia repousar uns dias, ou fazer um findi prolongado com seus esposo num lugar tranquilo, bonito, tomar sol?
    Procure uma boa literatura e procure trabalhar o q viveu na fé em Cristo e peça com pra o Senhir te ajude a superar e te permita ter domínio dos teus medos todos e q esses medos, mesmo estando presentes ñ te impeçam de reacionar, ñ te faça esmorecer.
    Sinta-se abraçada Lyanna.
    Oro por tí.
    Enquanto esperas, junta-te a um projeto, algo voluntário, nem que seja um vez por mês.
    Qualquer um, o da sopa, do agasalho...
    Estou me oferecendo de voluntária para atuar como palhacinho nas pediatrias hospitalares.
    Lembre-se, O senhor é bom e é eterna a sua bondade e sua misericórdia dura para sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marie querida, obrigada por todos os conselhos.Terapia por enquanto não é uma opção para mim. Mas, se sentir necessidade com certeza pretendo fazer. Em relação as vacinas do marido eu realmente não pretendo fazer. Conversei exaustivamente com minha médica sobre elas e ela me assegurou que ainda não há nenhuma comprovação científica de que elas realmente produzam o efeito esperado. Ela não concorda e não recomenda o uso delas e mesmo assim as taxas de gravidez lá na clínica sem o uso delas são excelentes!!! Apesar dos medos de uma gestação futura cominar com um outro aborto eu estou bem. As crianças lá na escola são uma verdadeira terapia. Dão muito trabalho, mas também me fazem sorrir de orelha a orelha todas as manhãs. A graça de Deus superabundou em minha vida e tornou a dor do aborto retido totalmente suportável e apesar de não saber qual será o meu próximo passo eu realmente pretendo voltar a tentar uma outra vez!!! Desistir verdadeiramente não é uma opção para mim!!! Bjão!!!!

      Excluir
    2. Ly, entre o "choque desses" e o
      "Totalmente aceitável"
      Deveria haver um ponto ou uma vírgula para dar sentido ao apoio ao q vc está sentindo.
      Perdão, ficou meio solto.

      Excluir
    3. Marie, obrigada pelo toque. Devo ter publicado sem revisar antes o que eu escrevi. Só não estou conseguindo identificar em que publicação cometi o erro para poder corrigi-la. Se vc puder especificar qual foi a publicação eu passo lá e corrijo. Bjão!!!

      Excluir
  6. é isso mesmo Ly, a probabilidade de 50% é uma estatística, baseado nos casos que já se foram, você é única, abençoada e terá sua bênção!!! Temos muitos casos na bíblia de pessoas que muito sofreram e permaneceram na fé, e Deus as abençoou. Oro por vc!

    bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por tudo Cláudia!!!! Eu creio que Deus fará o impossível em minha vida e eu ainda vou glorificar o seu nome por isso!! Bjão!!!!

      Excluir
  7. Oi Lyanna

    Dar um tempo não é um retrocesso. Não se cobre tanto assim. Demorar um pouco mais não quer dizer que você desistiu daqueles que ainda te esperam na clinica.

    Relaxa! Eclesiastes 3: tempo para todas as coisas.

    Nesse meio tempo as coisas podem acontecer naturalmente (mas pra isso precisa praticar haha) e se não acontecerem OK, volta para os planos.

    E não pira com a idade, tu ainda é uma menina! Lembre-se de Sara. Também te conto de uma conhecida, que depois de 10 anos tentando FIV, engravidou naturalmente aos 41 anos.

    Deus pode todas as coisas. Está com ele, e melhor lugar não há!

    Fiz um comentário gigante que aparentemente não foi. Se foi, você escolhe qual publicar :)

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maira querida, obrigada mais uma vez pelo carinho de sempre e por todas as palavras amiga que vc posta aqui. A questão não é dar uma pausa por um curto espaço de tempo, a questão é estender essa pausa por um tempo longo demais ao ponto de diminuir consideravelmente as minhas chances de engravidar através de uma FIV. Do meu diagnóstico de infertilidade até a minha primeira FIV deixei que se passassem quatro anos. E acredite foram anos muito tranquilos e de muita felicidade. Mas, esses quase 2 anos de tratamento trouxeram muitos limites e eu tive que abri mãos de muitas coisas. Se der uma pausa a essa altura eu vou gostar muito da vida que vou poder voltar a levar e certamente ficarei acomodada com a vida que levarei. Acredite ou não desisti de tudo e aproveitar o melhor que a vida só a dois pode me proporcionar é bem mais fácil e cômodo do que continuar nessa maratona de consultas, exames, tratamentos...
      A questão da idade não pesaria tanto assim se não tivesse optado por fazer FIV, não vejo sentido optar por esse tipo de procedimento e deixar os anos passarem...
      Bjão!!!!
      Ps: Eu realmente não recebi o outro comentário.

      Excluir
  8. Quando perdemos nosso primeiro bebê decidimos dar um tempo de tudo. Na época estávamos com 37 anos. Uma idade crítica para a mulher. Mas mesmo com o tempo passando rápido demais era preciso dar um tempo. Um ano depois decidimos transferir os embriões que foram congelados da primeira FIV, e eles não implantaram. Ficamos muito tristes mas decidimos partir para a segunda FIV. Graças a Deus deu tudo certo, mas foram 9 meses de muita apreensão e cuidado, já que tínhamos ficado machucados demais pela perda do primeiro bebê. Então com 39 anos recebemos nosso presente de vida, o Vinícius. Para alguns pais gravidez é a coisa mais normal do mundo, mas para outros, como nós, é a coisa mais difícil do mundo, mas não podemos desanimar, nosso presente uma hora chega.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por voltar a dividi a sua história comigo. Histórias como a sua renovam as nossas esperanças!!! Abraço!!!

      Excluir
  9. Conheci seu blog hoje e li alguns posts, a única coisa que eu tenho que lhe tiver, Deus concedeu um filho a Sara que era estéril (Gênesis 16), apenas confie, pois, o mesmo milagre que Ele realizou na vida de Sara Ele realizará na sua vida. Na autoridade de filha e serva de Deus, em nome de Jesus profetizo um sopra de VIDAS sobre o teu ventre! Creia e Confia irmã, o seu milagre vai chegar ;)

    ResponderExcluir

Sua visita e o seu comentário me deixam muito feliz! Volte sempre que desejar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...